sábado, 1 de abril de 2017

Até parece mentira…

No mundo digital em que as marcas competem, o dia das mentiras tornou-se num pretexto para dezenas de mensagens comerciais invadirem as redes sociais. Cada vez mais informada, a atual geração de consumidores, consegue descortinar muitas das mentiras proferidas pelas marcas e, o que há muito tempo atrás era engraçado e surpreendia, tornou-se muitas vezes aborrecido pela previsibilidade.

Há, no entanto, algumas marcas que investem seriamente neste tipo de mensagens comerciais com o intuito de serem faladas, uma vez que o WOM e a opinião dos pares ganha uma extrema importância nesta geração. Como exemplo, encontramos a Google que divulgou o sistema Google Wind, que permite afastar as nuvens, ou seja, controlar a meteorologia.


A Google, no entanto, não é a única a fazê-lo. Também a Lexus criou um sistema que permite arrumar os carros da nossa frente. Não seria incrível conseguir arrumar aquele “domingueiro” que não anda a mais de 20km/h?
Um outro exemplo é o da Burguer King que divulgou uma pasta de dentes com sabor ao hambúrguer Whopper. Gostei particularmente de verificar o modo como os clientes alimentaram a brincadeira (quer através de comentários quer da partilha do conteúdo) e as respostas da empresa aos seus deliciados clientes.
Ora, bem que tudo isto podia ser verdade, mas não é. Trata-se sim, de uma estratégia de marketing das marcas, uma forma de serem faladas e envolverem o consumidor, “caindo em graça” e, em última instância, levarem o consumidor aumentar o seu consumo nas mesmas.

Fontes:
http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/chama_se_dia_das_mentiras_mas_daqui_a_pouco_passa_a_semana-51242mjt.html
https://shifter.pt/2017/03/o-dia-das-mentiras-e-uma-enorme-mentira/
https://www.facebook.com/burgerkingportugal/photos/a.215778428458234.46945.214897081879702/1242749425761124/?type=3&theater

2 comentários:

  1. Olá Liliana!

    Achei o teu post muito pertinente, tendo em conta o dia que é.
    A verdade é que as estratégias de comunicação e publicidade necessitam de ser reinventadas frequentemente, porque, hoje, nós, consumidores/as, somos bombardeados/as constantemente com informação, imagens, sons, marcas, produtos, etc. e é rei quem consegue captar a nossa atenção e despertar emoções em nós. Atrevo-me a dizer que o humor é uma estratégia infalível (desde que bem pensado, ao contrário do que aconteceu no caso do Stand Virtual, no Dia da Mulher, como a Rita falou neste blog), porque cria um buzz virtual de forma mais eficaz. Eu, pelo menos, adoro dar uma boa risada e sinto que passo a admirar um pouco mais as empresas que provocam esta boa disposição em mim. Aliás, confesso que comecei a seguir a página de facebook da PSP por isso mesmo!

    Beijinho

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    1. Olá Inês e Liliana!

      Os dois primeiros exemplos não conhecia, mas o da Burguer King achei SENSACIONAL. Quando me apareceu no feed do facebook achei que não estava a ver bem, aliás, demorei a perceber que era a página oficial do Burguer King em Portugal. No que a mim diz respeito, o objetivo da publicação foi alcançado: logo de seguida enviei a publicação a várias pessoas!



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