Olá a todos! Antes de mais, queria alertar que este post não se vai tratar de uma mensagem de apoio, longe disso, apenas salientar uma atitude de fair-play num clássico futebolístico!
Num fim de semana que se previa de muito futebol e com um jogo escaldante no futebol português, o que por si só é motivo de discussão, polémica e confrontos (o que obviamente se confirmou), um dos protagonistas conseguiu entrar a vencer ainda antes do apito inicial, mas desta vez num local diferente, o Facebook.
Neste caso, o Benfica, no dia anterior ao jogo partilhou nas suas redes sociais mais uma das suas iniciativas da "Fundação Benfica": A Fundação Benfica desenvolve projectos integrados nos quais se destacam a intervenção precoce sobre os factores de exclusão. Nestas áreas, a Fundação tem como preocupação primordial a prevenção de comportamentos desviantes e a promoção do sucesso educativo de crianças e jovens enquanto factores determinantes de mobilidade social.
Com o lema "para não perdermos noção do que é importante" o Benfica conseguiu incorporar várias mensagens no mesmo vídeo, o sucesso escolar dos mais jovens, o sonho de conhecerem os seus ídolos futebolísticos, a boa relação que pode existir entre clubes rivais e por fim, que todas as crianças têm direito à educação independentemente da cor, crença ou clube.
Obviamente que esta mensagem poderia ter surgido noutra altura do ano, mas não deixa de ser curioso o timing que o Benfica utilizou de forma a tentar amenizar o clima entre as partes, conseguindo um alcance tremendo em menos de 48h, mais de 2milhões de visualizações (a título de comparação desde o início de 2017 nenhum vídeo teve um número de visualizações superior a 800mil) mais de 50mil partilhas, e uma reacção dos adeptos rivais bastante positiva.
Em suma, podemos constatar (mais uma vez) que esta crescente aposta no marketing digital já alcançou praticamente todas as esferas da sociedade, e os clubes de futebol não são excepção, sendo que é uma área onde os principais clubes têm crescido bastante conseguindo criar uma ligação muito mais afetiva com os adeptos.
Olá Miguel,
ResponderEliminarApesar de ser adepta do Sporting, achei louvável esta iniciativa do Benfica.
É fundamental "Não perder noção do que é importante" e o Benfica conseguiu isso muito bem com esta iniciativa. As crianças são o futuro e, por isso, incutir mensagens como a importância do sucesso escolar e uma boa relação entre os pares, independentemente das preferências futebolísticas, é muito importante para o seu crescimento pois incute valores de companheirismo e aceitação.
Gostei muito de ver camisolas de vários clubes no vídeo. Nota-se que o Benfica quis mostrar que o mais importante aqui é a lição que querem transmitir, clubes à parte.
E claro, ligando isto à cadeira que é, de facto até os clubes de futebol já se "renderam" ao marketing digital porque sabem que atualmente é através dele que conseguem chegar aos seus adeptos, e neste caso, mesmo os que não o são.
:)
Olá,
ResponderEliminarConcordo com a Camila e também sou adepta do Sporting. Foi uma estratégia de Marketing muito bem planeada e conseguida- conseguiram transmitir a ideia de aceitarmos as diferenças, somos todos "amiguinhos" e publicaram no timing perfeito.
Demonstraram que o Marketing da Fundação do Benfica é inteligente, apostam nas novas tecnologias e estão à frente dos outros clubes.