quinta-feira, 13 de abril de 2017

Facebook x Snapchat: Quem irá vencer?

Todos nós já nos apercebemos que o Facebook e o Snapchat estão em guerra. Quem achas que vai ganhar?
O Facebook é uma rede social lançada em 2004, fundada por Mark Zuckerberg. Enquanto que o Snapchat é bastante mais recente, foi lançado em 2011 e só deu o boom mundial em 2013. A ideia começou quando Reggie Brown disse que gostaria que as fotos que enviava para uma menina desaparecessem depois de ela ver.

Mark Zuckerberg é considerado um dos homens mais poderosos do mundo. Desde 2010, a revista Time nomeou Zuckerberg entre as 100 pessoas mais ricas e influentes do mundo. Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo. E normalmente tenta comprar a sua concorrência, para não perder a preponderância mundial. Em 2012 o Facebook comprou o Instagram que na época era a aplicação de fotografias mais importante. Já em 2013 o Facebook tentou comprar o Snapchat por Us$ 3 bilhões, mas a proposta foi recusada. Em 2014 o Facebook comprou o WhatsApp, que já tinha mais de 600 milhões de usuários. Assim, percebemos que o Zuckerberg não está habituado a ouvir “nãos” e aniquila a concorrência.


Em 2016 o Facebook lançou as Stories do Instagram com funções semelhantes à do Snapchat. Causando, em 2017, uma queda de 15% a 40% nas publicações do Snapchat. Este ano o Facebook já lançou a função de Stories no Messenger e no próprio Facebook. A direção do Facebook nem tenta disfarçar o que está fazer: “a forma como as pessoas criam conteúdo está a mudar de texto para fotos e vídeos. Isso, por sua vez, está a mudar a forma como elas estão a compartilhar umas com as outras e a interagirem online. Isso é algo em que o Snapchat realmente foi pioneiro”, declarou Connor Hayes, gerente de produto do Stories do Facebook.

O Snapchat para tentar dar um pouco de luta ao Facebook lançou uma nova funcionalidade – pesquisa de Stories – e alterou ligeiramente as regras: a partir de agora há snaps que podem ficar disponíveis durante semanas ou meses. Através da pesquisa de Stories, podes encontrar snaps gravados numa determinada localização ou evento. Por exemplo, se fizeres uma busca por um concerto, conseguirás espreitar fotos ou vídeos que outros fizeram lá. Se pesquisares por “gatinhos”, vais encontrar snaps que as pessoas partilharam dos seus gatos.

Isto não significa que todos os teus snaps ficarão automaticamente disponíveis para todos os utilizadores do Snapchat. Só poderão ser encontrados através da pesquisa os conteúdos que partilhaste na Our Story – a história colaborativa do Snapchat para a qual qualquer pessoa pode contribuir. A nova funcionalidade de pesquisa de Stories vai estar acessível primeiro nos EUA e chegará posteriormente aos restantes países.
Na minha opinião, esta guerra já está perdida para o Snapchat, a estratégia de Zuckerberg é saturar o recurso Stories e afundar o Snapchat. Mas, admiro o Snapchat que conseguiu fazer frente ao Facebook e não desiste. Qual é a vossa opinião? Quem irá ganhar a guerra?

1 comentário:

  1. Olá Inês!!

    Sem dúvida que levantas uma questão muito relevante? Enquanto utilizador de várias redes sociais, posso dizer que desde 2013 o snapchat era uma das que mais utilizava e mais me cativavam. No entanto, sinto que tem ficado cada vez mais atrasada em relação as inovações que se têm verificado no instagram e mais recentemente no facebook, ao ponto de hoje em dia ter a aplicação mas raramente a abrir (agora que pensei acho que não a abri na última semana, ao contrário das outras 2 que referi, já que as utilizo várias vezes durante o dia).
    Na minha opinião, isto é uma guerra que vem desde o dia em que o facebook tentou comprar o snapchat (2013) e viu essa tentativa recusada. Desde então, temos assistido a uma constante guerra entre as 2 plataformas, sendo que o facebook enquanto não a conseguir vencer não vai descansar. Apesar de sentir que esse momento está mais próximo que nunca, penso que esta guerra só terá um fim quando os biliões do facebook forem suficientes para convencer os fundadores do snapchat.

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