quinta-feira, 13 de abril de 2017

ASOS


Abordámos nas aulas que a revolução iniciada pelo e-commerce está a influenciar todo o comércio: “o e-commerce apresenta margens de rentabilidade superiores; os consumidores que usam vários canais para comprar gastam 82% mais em cada transacção do que aqueles que apenas recorrem a canais tradicionais (Delloitte) e o scan de códigos QR subiu 1600% mundialmente (Scanlife).”

No seguimento deste assunto, hoje queria falar um pouco sobre um caso de sucesso de pure play retailer: a ASOS. A ASOS escolheu utilizar a internet como canal exclusivo de distribuição já que a tendência é o crescimento rápido das vendas online em detrimento de qualquer outro canal.

A ASOS é uma loja online britânica em forte crescimento. Apresenta mais de 850 marcas, incluindo a marca própria, com mais de 85000 produtos e com cerca de 8 milhões de clientes. Possuem diversas apps constantemente pontuadas com 5 estrelas e em média cada cliente passa 72 minutos na aplicação por mês. O site da marca consegue mensalmente mais de 5 milhões de visitas de clientes.

É dirigida sobretudo a população entre os 16 e os 34 anos, público jovem que representa uma percentagem relevante dos compradores online


A ASOS tenta ao máximo ter uma aproximação pessoal com o seu cliente, tornando-o especial e único. Os clientes recebem descontos específicos ao seu perfil, de acordo com as informações de compras anteriores; a ASOS tem também uma equipa de atendimento constituída por 30 elementos que responde a e-mails com dúvidas sobre produtos, estado das encomendas, entre outros. Desta forma os clientes sentem este “carinho” por parte da marca e partilham com os amigos. Este passa-a-palavra contribui imenso para o sucesso da marca e consequentemente para o aumento das visitas da página e das apps.



A ASOS tem vindo a crescer ano após ano e isso deve-se à sua constante melhoria em certas questões. A opcção “Scan & Shop” permite fazer o scan de um item numa revista com smartphone e ser direccionado para a loja online, o Fashion Finder é outro exemplo.
Para concluir a minha pequena apresentação da ASOS gostaria de saber quem já a conhecia: já fizeream compras na plataforma? Gostaram do processo? Quais os motivos que vos leva a não optar por compras online?

2 comentários:

  1. Olá Adriana,

    Apesar de eu ser daquelas pessoas que não fazem compras online (sim, é verdade), sei reconhecer quando há bons negócios nesta área e este caso é um deles.

    Tal como já sabia e também referiste aqui, a ASOS prima pela atenção que dá ao cliente através desses descontos específicos a cada pessoa, o que é uma estratégia bastante inteligente, na minha opinião, e é algo que já se tem vindo a verificar em muitas empresas/grupos.

    Outra estratégia inteligente é o facto de o seu público alvo ser o público jovem pois são eles que não só compram mais pela internet, como também são os que vão continuar a comprar por este meio no futuro.

    Para responder às tuas perguntas, eu nunca fiz compras por esta plataforma, apesar de já a conhecer. Apesar da notória evolução nesta área das compras online que temos assistido nos últimos anos, eu não tenho por hábito fazer compras online não por um motivo em específico mas sim pelo simples facto de ser um pouco "old fashioned" no que toca a tecnologias e prefiro sempre ir a lojas físicas quando preciso de comprar algo.

    :)

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  2. Olá Adriana. Tenho que admitir que sou uma apaixonada por moda, então normalmente passo bastante tempo a ver roupa. Eu tenho uma marca de eleição e costumo estar atenta a todas as novidades que publicam na página da internet e depois costumo ir à loja ver efetivamente como a roupa é. Já fiz algumas compras pela internet e gosto bastante como se processa o serviço, as encomendas chegaram sempre dentro do prazo e muito bem embaladas. Outra forma que também utilizo bastante é comprar através da internet, mandar vir para a loja e depois quando vou buscar a compra costumo ver a restante roupa da loja.
    Na ASOS nunca comprei nada, mas costumo regularmente visitar o site e a aplicação. Já tive a ver como se processa a compra e fiquei muito satisfeita, para saberes qual é o melhor tamanho pedem a altura, peso e numero de roupa que costumas utilizar na marca que compras mais frequentemente. Assim, dizem do gênero: "Com estes dados deves comprar o tamanho 8 e 65% das mulheres com os teus dados não devolvem a roupa". Este método é muito eficiente, porque o maior problema de comprar roupa pela internet é que não se pode experimentar, o que implica risco na compra (dá para devolver, mas fica um processo muito trabalhoso). Espero que tenha ajudado :)

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