quarta-feira, 24 de maio de 2017

Archie vs Riverdale

Em 1941 foi lançada uma das bandas desenhadas mais icónicas da pop culture, a Archie Comics. Embora o estúdio criador da banda desenhada tenha sido criada em 1938 (com o nome MLJ Comics, mas agora chamada Archie Comics), as personagens icónicas associadas à banda desenhada do Archie só surgiram em 1941.

Era nesta banda desenhada que as pessoas podiam ler as aventuras do Archie Andrews, o rapaz de cabelo ruivo, das duas raparigas da sua vida, Betty Cooper, a melhor amiga e vizinha do lado, e Veronica Lodge, a rapariga rica e mimada, assim como do melhor amigo do Archie, Jughead Jones.

A banda desenhada tinha como objectivo retratar a vida de uma pessoa normal e rapidamente se tornou a linha de BD mais popular do estúdio, tendo sempre como panorama de fundo o triângulo amoroso entre o Archie, Betty e Veronica. Foi deste estúdio que, mais tarde, surgiu a banda desenhada que daria origem à popular série “Sabrina, a bruxa adolescente”.

Ao longo da extensa vida da publicação, a linha de BD do Archie sofreu os seus altos e baixos, sofrido certos problemas organizacionais no início do século XXI, além de ter sofrido problemas de imagem, uma vez que a banda desenhada começou a ficar associada a crianças e começou a ser abandonada por públicos mais velhos.

No entanto, o estúdio conseguiu adaptar-se rapidamente.

Lançou uma linha com uma história mais sombria e apocalíptica de Archie, “Afterlife with Archie”, onde ele e os amigos enfrentam o apocalipse zombie. Conseguiu assim unir uma personagem icónica ao fenómeno do terror, cada vez mais popular.

De igual modo, e mais recentemente, em parceria com CW, a produtora conhecida por fazer adaptações bem sucedidas de bandas desenhadas, nas quais se incluem iZombie, Arrow, The Flash, lançou uma série baseada nas personagens icónicas e na sua cidade natal, Riverdale, mas numa vertente mais sombria e voltada para um público mais adulto, com foco no mistério policial e drama.

Ao adaptar as personagens ao pequeno ecrã, num formato mais atual, conseguiu reavivar o interesse pela personagem, conquistando pessoas que a leram durante a sua infância e adolescência, mas também chamando a atenção de públicos que podiam não conhecer a personagem. De igual modo, o estúdio de BD promove na sua página vídeos da série, ao mesmo tempo que recorre aos atores da série para promover o lançamento de um novo número da linha de BD (como representado na imagem acima).


Desta forma, é possível observar que empresas com quase um século de vida conseguem adaptar-se, e aos seus produtos, às diferentes necessidades do consumidor, alcançando públicos alvo mais abrangentes, sem perder a sua identidade. No caso da Archie Comics, ao diversificar as plataformas de representação da personagem, permite aumentar a notoriedade e visibilidade da marca, assim como utilizar complementarmente as plataformas, potenciando o valor da marca.

Sem comentários:

Enviar um comentário