Em 1941 foi lançada uma das
bandas desenhadas mais icónicas da pop culture, a Archie Comics. Embora o
estúdio criador da banda desenhada tenha sido criada em 1938 (com o nome MLJ
Comics, mas agora chamada Archie Comics), as personagens icónicas associadas à
banda desenhada do Archie só surgiram em 1941.
Era nesta banda desenhada que as
pessoas podiam ler as aventuras do Archie Andrews, o rapaz de cabelo ruivo, das
duas raparigas da sua vida, Betty Cooper, a melhor amiga e vizinha do lado, e
Veronica Lodge, a rapariga rica e mimada, assim como do melhor amigo do Archie,
Jughead Jones.
A banda desenhada tinha como
objectivo retratar a vida de uma pessoa normal e rapidamente se tornou a linha
de BD mais popular do estúdio, tendo sempre como panorama de fundo o triângulo
amoroso entre o Archie, Betty e Veronica. Foi deste estúdio que, mais tarde,
surgiu a banda desenhada que daria origem à popular série “Sabrina, a bruxa
adolescente”.
Ao longo da extensa vida da
publicação, a linha de BD do Archie sofreu os seus altos e baixos, sofrido
certos problemas organizacionais no início do século XXI, além de ter sofrido
problemas de imagem, uma vez que a banda desenhada começou a ficar associada a
crianças e começou a ser abandonada por públicos mais velhos.
No entanto, o estúdio conseguiu
adaptar-se rapidamente.
Lançou uma linha com uma história
mais sombria e apocalíptica de Archie, “Afterlife with Archie”, onde ele e os
amigos enfrentam o apocalipse zombie. Conseguiu assim unir uma personagem
icónica ao fenómeno do terror, cada vez mais popular.
De igual modo, e mais
recentemente, em parceria com CW, a produtora conhecida por fazer adaptações
bem sucedidas de bandas desenhadas, nas quais se incluem iZombie, Arrow, The
Flash, lançou uma série baseada nas personagens icónicas e na sua cidade natal,
Riverdale, mas numa vertente mais sombria e voltada para um público mais
adulto, com foco no mistério policial e drama.
Ao adaptar as personagens ao
pequeno ecrã, num formato mais atual, conseguiu reavivar o interesse pela
personagem, conquistando pessoas que a leram durante a sua infância e
adolescência, mas também chamando a atenção de públicos que podiam não conhecer
a personagem. De igual modo, o estúdio de BD promove na sua página vídeos da série,
ao mesmo tempo que recorre aos atores da série para promover o lançamento de um
novo número da linha de BD (como representado na imagem acima).
Desta forma, é possível observar
que empresas com quase um século de vida conseguem adaptar-se, e aos seus produtos,
às diferentes necessidades do consumidor, alcançando públicos alvo mais
abrangentes, sem perder a sua identidade. No caso da Archie Comics, ao diversificar as plataformas de representação da personagem, permite aumentar a notoriedade e visibilidade da marca, assim como utilizar complementarmente as plataformas, potenciando o valor da marca.
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