domingo, 21 de maio de 2017

Axe: “Is it okay for a guy...?"

Como vimos nas aulas, o principal objetivo do Branded Content é associar uma marca a um conceito, tendo em conta o posicionamento da empresa. Envolvendo a publicidade, a informação e o entretenimento, esta estratégia de marketing muda a dinâmica de divulgação da marca, conseguindo captar a atenção do consumidor através de mecanismos que despertam os seus sentimentos e que têm valor para este. Por isso, não passa por uma mera ação para aumentar as vendas, mas sim por uma estratégia de longo prazo para o crescimento da marca, intensificação da experiência do consumidor com esta e, em última instância, aumento da sua presença na mente do consumidor.

No dia 16 deste mês, a Axe lançou um novo vídeo, intitulado "is it ok for guys...", que se insere no seu posicionamento “Find Your Magic”, que a marca deu a conhecer no início de 2016. Nesta campanha, a marca de produtos de beleza masculinos explora as dúvidas associadas à masculinidade e questiona vários estereótipos associados ao sexo masculino.
O vídeo começa com a mensagem "72% dos homens já ouviram comentários sobre como um homem de verdade se deve comportar", baseada no estudo "The Man Box", publicado este ano nos Estados Unidos. Para fazer este vídeo, a Axe partiu das perguntas mais pesquisadas no Google relacionadas com o sexo masculino, procurando fazer um retrato real das ansiedades dos homens. Algumas dessas questões são: "é correto eu não gostar de desporto?", "é correto que um homem use cor-de-rosa?" e "é correto que os homens estejam com medo?".
Com este esforço publicitário, a Axe procura combater aquilo a que chama de “masculinidade tóxica” e que, segundo a marca, pode contribuir para atos de bullying, violência e, até, suicídio.


Como seria expectável, esta campanha está a ter bastante sucesso. Nas diferentes redes sociais, leem-se comentários de apoio aos homens e à marca, inclusive de pessoas que não são clientes da marca, tais como:
  • "Yes!! This is the type of content we need!" (EarthEagleGT)
  • "Axe has finally grown up. Great message." (S. G. D. S)
  • "Man I had the worst experiences with Axe body spray in high school. Id always end up choking on it in the locker room...but now I cant help but want to support the brand. lol" (DaddyofLight)

O que acham deste vídeo? Concordam com a mensagem que a Axe pretende passar aos seus consumidores?
O que pensam sobre as marcas/empresas optarem por se associar a conceitos/princípios/mensagens, ao invés de investirem unicamente em publicidade direta? Terá mais impacto?
Deixem a vossa opinião nos comentários! :)

2 comentários:

  1. Olá Inês!
    Sem dúvida que a AXE é uma grande marca e desde logo tem imensa vantagem pelo facto de ser acessível a todos os homens, com uma oferta bastante alargada! E Homem que é Homem tem que experimentar AXE uma vez na vida não é correto? Ahah
    O que é correto é a evidência de que, através do vídeo, as pessoas (homens) se consigam identificar, sentirem que a marca os apoia e compreende seja este qual for o seu problema ou situação. Está aqui presente a questão emocional de nos conseguirmos ligar às marcas pela “relação” que queremos ter com elas e não pelo que estas vendem! Hoje em dia, e como já vimos em muitos post aqui também publicados, o consumidor tem outro tipo de necessidades, este não quer só ir comprar um produto, consumi-lo e acaba aí o processo… Este consumidor quer saber: quem o fabricou, em que condições, respeita os princípios ambientais? Foram testados em animais? Foram crianças as responsáveis pela sua produção? Este quer dar sugestões para melhorarem, dar feedback contínuo, quer reclamar quando precisa, quer comprar online, quer saber mais sobre a marca e a sua responsabilidade enquanto empresa! Cada vez se valoriza mais a qualidade dos produtos e principalmente serviços, pela forma como são prestados, e isso tem impacto na decisão de compra repetida. Não basta os descontos nem as promoções, nem cupões. Estamos numa geração em que o consumidor é autentico e espera que a marca assim o seja!

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês! Atualmente o Branded Content é cada vez mais comum nos anúncios que são passados na televisão diariamente. Neste caso em concreto, chega a ser bastante inteligente! Ao afirmar-se como uma marca que não defende este tipo de estereótipos, desenvolve uma empatia muito maior do que os típicos reclames deste tipo de produtos: Um homem musculado e bem parecido a espalhar o produto pelo corpo.
    Assim a Axe consegue criar ligações com mais pessoas e com maior diversidade entre elas, pois são todos bem-vindos, independentemente de aquilo que gostam e querem fazer.

    ResponderEliminar