Numa tentativa de conectar-se com os “festivaleiros” romenos
a Coca-Cola lança a campanha “The Festival Bottle” que provou ter tanto de eficaz
como de “cool”.
Após uma pesquisa de mercado desanimadora, onde a Coca-Cola
se apercebeu que os jovens romenos estavam a apresentar um decréscimo no “engagement”
com a marca, a Coca-Cola decidiu lançar um novo tipo de promoção que partiu da
ideia de que, os jovens podem não estar a consumir tanta coca-cola, mas a
vontade de participarem em festivais, essa, não desvaneceu!
A Coca-Cola distribuiu nas suas embalagens, pulseiras
colecionáveis que sorteavam bilhetes para festivais de Verão. Os jovens foram
encorajados a retirarem essas pulseiras e a fazer scan, através de uma app, ao
código nelas presentes para, desta forma, saberem se tinham ganho algum
bilhete. O objetivo geral, era chamar a atenção dos millennials e fazer com que estes se envolvessem com a marca
Coca-Cola.
Surpreendentemente,
a campanha foi além do esperado. A Coca-Cola, inicialmente, tinha antecipado
que os jovens romenos ficassem interessados em conseguir acesso aos festivais
de música. O que a marca não previu é que, as oito pulseiras de design
exclusivo, se tornariam declarações de moda, verdadeiros must-have’s dentro do circuito dos millennials. Os jovens começaram a usar as pulseiras como
acessórios trendy nas redes sociais,
como Twitter, Google+ e Pinterest. Apesar dos jovens estarem felizes em terem
acesso aos festivais, o que realmente adoraram foi o design colorido (tudo nas
cores da marca da Coca-Cola) das pulseiras.
Com esta acção a visibilidade
da marca aumentou e o engagement cresceu exponencialmente. A agência por detrás
da campanha estimou que 75% dos jovens romenos interagiram com a
campanha - muito mais do que, inicialmente, previsto – e as vendas subiram 11%.
Esta campanha acaba
por reforçar a ideia de que o offline (colocar
pulseiras coladas às garrafas) aliado ao
online (experiências com a app
para sorteio dos bilhetes, bem como, interação com as redes sociais) é cada vez
mais uma força para muitas marcas globais.
Vê o vídeo da campanha aqui!
Links:
http://www.adweek.com/creativity/coca-cola-made-detachable-bottle-labels-that-worked-as-wristbands-at-music-festivals/
http://exame.abril.com.br/marketing/coca-cola-transforma-embalagem-em-pulseira-e-conquista-jovens/
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