Boa noite,
Não poderia acabar este semestre
sem falar sobre o considerado pai do Marketing em Portugal, José Carranca Redondo, fundador da marca Licor
Beirão. Nasceu na Lousã
em 1916 e começou a trabalhar em 1929, numa fábrica de papel. Depois de passar
por outra empresa local ingressa na pequena fábrica produtora do Licor Beirão e
posteriormente torna-se vendedor de máquinas de escrever. Mais tarde, e para
não ficar sem emprego, José Carranca Redondo compra uma pequena fabrica, onde
anteriormente tinha trabalhado, e começa a árdua tarefa de vender licor numa
altura em que não havia sequer dinheiro para a alimentação.
Na década de 50 José Carranca Redondo começa também a dar nas vistas
pelo seu talento publicitário. O cartaz mais icónico é o da tabuleta de
madeira, com um pássaro pousado e a Serra da Lousã de fundo.
Mais polémico foi o da Majorette americana, que acabou censurado pela escassez de roupa.
José Carranca Redondo faleceu a 15 de Junho de 2005, aos 89 anos. Foi
presença diária na fábrica da Quinta do Meiral até ao fim da sua vida,
envolvendo-se diretamente em todas as áreas da empresa, da produção ao
marketing. Mas, a marca tem demonstrado que a inspiração publicitária do seu fundador não morreu, criando publicações divertidas e sempre atuais.
À cerca de um mês a marca Licor Beirão criou novo produto de edição
limitada é uma homenagem a José Carranca Redondo, que também o publicitam nas redes sociais de forma divertida e inovadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário