O presidente dos EUA, Donald Trump, e a sua família visitaram,
na semana passada, o Vaticano. Durante a reunião com o Papa Francisco e Donald
Trump, foram tiradas várias fotografias, das quais uma delas se tornou viral.
Na fotografia em questão (abaixo apresentada), o Trump surge
a sorrir enquanto que ao seu lado, o papa faz transparecer um ar de desagrado. É
certo que Donald Trump não é propriamente a personagem mais acarinhada pela
maioria da população mundial, ao contrário do Papa.
A internet "não
perdoou” e começaram logo a surgir reações nas redes sociais. Os feeds do
twitter, instagram e facebook foram imediatamente invadidos por memes.
Um dos memes, partilhados nas redes sociais, mais popular foi a analogia que fizeram do filme Família Addams e do Counjouring 2 devido ao vestuário e à expressão apática por parte de Ivanka e Melania Trump.
A fotografia viral não passou despercebida por ninguém, nem mesmo para a marca popular portuguesa Licor Beirão. Como é habitual, a Licor Beirão aproveitou esta mediatização e com recurso ao humor que os caracteriza, fez questão de também criar o seu próprio meme.
A publicação foi bem recebida pelos utilizadores e rapidamente alvo de milhares de likes e partilhas. No entanto, a marca não parou por aqui. A equipa criativa teve a ideia de enviar umas garrafas do licor para o Papa Francisco, com uma mensagem bastante especial:
É importante para as marcas estarem sempre por dentro do acontecimento e jogarem com estes conteúdos humorísticos para tirarem proveito da rede. A Licor Beirão parece saber conjugar bastante bem!
Fontes:
- https://www.publico.pt/2017/05/25/mundo/noticia/pete-souza-1773361
- http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-05-24-Trump-chega-ao-Vaticano-para-antecipado-encontro-com-o-Papa-Francisco
- https://www.pri.org/stories/2017-05-26/now-heres-picture-trump-probably-wants-go-viral
- http://www.telegraph.co.uk/news/2017/05/25/donald-trump-meets-pope-francis-22-funniest-memes/
- https://www.noticiasaominuto.com/pais/801452/o-que-e-que-liga-o-papa-ao-licor-beirao-donald-trump
Tal como referiu o Gonçalo Rebeca na sessão de Web Analytics, o contexto é super importante e as marcas devem tirar partido do dele para impor as suas estratégias. De facto, a Licor Beirão é um exemplo bestial deste tipo de "habilidade". A SuperBock é também um excelente exemplo.
ResponderEliminarOlá Sara,
ResponderEliminarA tendência atual é que a informação circula de uma forma veloz, quando acontece algo divertido ou dramático rapidamente o mundo inteiro já sabe da notícia. Na minha opinião é bastante benéfico, faz com que tenhamos acesso a muito mais conhecimento, o que torna estas novas gerações mais preocupadas e consciencializadas com os problemas mundiais. Desta forma, as marcas aproveitam os acontecimentos divertidos para gerarem controvérsia e chamarem à atenção dos consumidores, a marca Licor Beirão faz isso muito bem.