O portal funciona como um marketplace, um site que reúne compradores com vendedores em um só lugar, onde os pequenos alfarrabistas podem anunciar e vender seus livros usados ou novos para utilizadores do país todo.
A ideia surgiu em 2005, quando um jovem administrador percebeu a dificuldade de encontrar livros acadêmicos para sua tese de mestrado, uma vez que não havia um catálogo online nem integração entre os alfarrabistas.
Em março de 2017, a Estante Virtual possuía mais de 16 milhões de livros seminovos e usados, dentre eles alguns exemplares únicos, raros e esgotados. Além de mais de 2 mil vendedores cadastrados.
Além de uma ideia inovadora, ao menos para o mercado brasileiro naquela altura, a empresa também conseguiu se diferenciar por seu modelo de negócio. Suas fontes de receita são através da assinatura, que os livreiros precisam fazer para expor seus produtos, e também pela comissão de cada livro vendido.
Atualmente, a empresa ampliou o seu discurso, pois além de exemplares raros, ela também oferece diversos livros com um preço abaixo da média praticada pelas livrarias tradicionais.A Estante Virtual é mais um exemplo que ilustra como é possível sobreviver aos grandes players, desde que você encontre um nicho do mercado que está em busca de uma solução para a sua queixa ("dor").
www.estantevirtual.com.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cauda_longa
https://pt.slideshare.net/AndreGarcia/estante-virtual-operacao-e-gestao-de-um-marketplace
https://www.youtube.com/watch?v=vT7S6op753I
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estante_Virtual
A gente perde aquele cheirinho de livro novo, mas "ganha" um livro com história, além de contribuir para a ampliação de "práticas sustentáveis".
ResponderEliminarQue ótima iniciativa! Além do consumidor poder adquirir livros mais difíceis de encontrar, ainda contribui para o ambiente ao dar um novo uso a um livro com história.
ResponderEliminarMuito interessante!