Blue Mondays
A fórmula usava muitos fatores, incluindo: condições climáticas, nível da dívida (a diferença entre a dívida acumulada e a capacidade de pagamento), o tempo passado desde o Natal, o tempo desde a falha das resoluções do ano novo, níveis baixos de motivação e a sensação de necessidade de agir e o stress que isso provoca. As unidades de medida não estavam bem definidas e rapidamente a comunidade científica se apressou a desmentir a teoria e o currículo do professor Arnall.
Fórmula: [W + (D-d)] x TQ/M x NA
No caso, "W" corresponde ao estado do tempo, "D" à dívida acumulada, "d" ao salário do mês, "T" é relativo aos dias desde o Natal, "Q" são os dias que passaram desde o último fracasso (está relacionado com as resoluções de Ano Novo), "M" é a motivação geral e "NA" a necessidade de mudança.
Desta forma, as marcas encontraram uma oportunidade de captar um maior interesse por parte dos consumidores pelos seus produtos/serviços, utilizando o Storytelling para esse efeito. Ao apelar às emoções dos consumidores e gerando engagement com os mesmos alcançam um maior entusiasmo pela marca.
Alguns exemplos:
Assim arrisco-me a perguntar, estão super ansiosos pelo dia mais triste do próximo ano?? :)
Fontes: https://www.jn.pt/artes/interior/blue-monday-hoje-e-o-dia-mais-triste-do-ano-9048549.html
https://www.tsf.pt/sociedade/interior/hoje-e-o-dia-mais-deprimente-do-ano-ou-nao-4985619.html
http://stopbluemonday.com/
Olá Cátia! Curioso, desconhecia completamente que existia o dia mais triste do ano!
ResponderEliminarAinda assim, concordo que estas estretégias de marketing são excelentes para aumentar o consumo e despertar, no consumidor, uma necessidade de poder convertê-lo num dias mais felizes do ano. Para tal, conta não só com uma das vertentes do marketing mix como conta com uma das melhores técnicas de sempre para poder fazê-lo: o storytelling. Mais do que campanhas criativas, o storytelling permite envolver o consumidor numa história que ele certamente vai querer fazer parte também!
Estou feliz por não fazer o aniversário no dia mais deprimente do ano mas com certeza, como também este post se reveste numa storytelling, não esquecerei mais este dia!
bem haja!