Desde o inicio do mês passado a “adidas Runners Community” está disponível
na app Runtastic.
Esta app permite a cada utilizador juntar-se assim a uma
comunidade motivada, participar em eventos de corrida e também alcançar os
diferentes níveis da app que permitem ao utilizador usufruir de certos
benefícios.
O utilizador pode aderir à “adidas Runners comunity” no menu
principal da app e para tal só precisa de ter uma conta da adidas, se não o
tiver pode criar lá na hora.
A app também permite ao utilizador convidar outras pessoas para se
juntarem à comunidade.
Na app, o utilizador pode customizar o seu plano de fitness à sua
própria medida, sendo possível criar tanto planos de treino, como também de nutrição.
De forma
a motivar os membros da comunidade, a app sugere aos seus utilizadores aderirem
a eventos de corrida. Diferentes níveis podem ser alcançados, dependendo da
quantidade de eventos em que o utilizador participa. Com os diferentes níveis
alcançados vêm associados benefícios tanto offline como online (t-shirts adidas
runners, adesão ao runtastic premium, covites para eventos de corrida…).
Esta comunidade trata-se claramente de uma iniciativa de marketing
tribal por parte da adidas, pois procura criar através da app uma relação entre
a marca e todos os amantes do desporto.
Ótima técnica de marketing tribal, procurando explorar o lado emocional dos utilizadores, que devido à forte identificação com determinados hobbies, hábitos e estilo de vida, passam a promover e divulgar a marca, por meio de sua própria fidelização. A Adidas, assim como a Nike, vem apostando firmemente nessas iniciativas.
ResponderEliminarSem dúvida esta nova "comunidade" é bastante idêntica à iniciativa da Nike já existente. Contudo, é uma excelente técnica de marketing tribal para os consumidores que gostam de correr e de novos desafios e mesmo que não esteja directamente relacionado com o propósito de aumentar as vendas de imediato, a longo prazo trará bastantes benefícios para a marca.
ResponderEliminar