Mas o sucesso do Influencer Marketing não depende só do quão bem-sucedido é o influencer.
Depende também, e em grande parte, do marketing de conteúdo, que é, talvez, o método mais eficaz em termos de custo para a criação de consciencialização (awareness) da marca. Em suma, marketing de conteúdo e Influencer Marketing são “diferentes peças do mesmo puzzle”.
De seguida, apresentamos algumas vantagens da estratégia de Influencer Marketing:
1. Constrói e fortalece a confiança dos clientes
A confiança dos consumidores é algo que todas as marcas ambicionam alcançar, e como tal, passam anos a trabalhar para a conseguir conquistar e manter. No entanto, os influencers são a oportunidade que as marcas têm de alavancar, de forma mais rápida, e em alguns casos com maior sucesso, a lealdade dos seus (futuros) consumidores.
Porém, tal como no caso das marcas, o sucesso dos mais bem-sucedidos influencers não é alcançado de um dia para o outro. Recorrendo a histórias com conteúdos envolventes de forma a atrair o público-alvo, vão aos poucos conquistando a sua confiança. Tempo e um esforço considerável são recursos necessários para construir e manter este sucesso.
Assim que os seguidores se sentem verdadeiramente envolvidos, passam a fazer parte de um relacionamento duradouro com os seus influencers, relação esta baseada na confiança e lealdade. Os seguidores acreditam em quem estão a seguir, e consequentemente, também confiam nos seus conselhos e recomendações sobre determinadas marcas, produtos e/ou serviços.
Um estudo mostra que 60% dos espectadores do YouTube são influenciados nas suas compras por YouTube influencers.
Um exemplo bem sucedido deste tipo de estratégia pode ser visto no vídeo partilhado pelo famoso YouTuber Vsauce3, cuja finalidade foi promover a marca Lowe's - empresa americana do ramo de materiais de construção. A Lowe's patrocinou o conteúdo e pagou pela sua produção, já o influencer Vsauce3 teve o papel de protagonista e cedeu um espaço no seu canal para lançar o vídeo. O vídeo, que conta atualmente com quase 11 milhões de visualizações, permitiu que a marca obtivesse uma grande visibilidade e, por conseguinte, um aumento nas suas vendas.
2. Aumenta o ROI (Return On Investment)
Com o objetivo de aumentar as vendas na Walgreens (cadeia de supermercados), a Pepsi criou cerca de 200 emojis em garrafas de Pepsi, vendidas unicamente nos espaços Walgreens. Para a sua estratégia de marketing, utilizaram influencers de forma a ajudar a marca a tornar aquela campanha, na campanha daquele verão. Os influencers partilhavam imagens de momentos divertidos no seu dia a dia com estas garrafas, e usavam a hashtag #SayItWithPepsi. O conteúdo que o influencer partilhava nas redes sociais, e o encorajamento que toda a campanha deu ao público, para também eles partilharem as suas próprias imagens com as mesmas características acima referidas, aumentou ainda mais o seu envolvimento com a marca. Como resultado, as referências por parte do público acerca desta campanha situaram-se em cerca de 677%, o que deu uma grande visibilidade à marca, aumentando, consequentemente, as suas vendas. Podemos concluir, que os ganhos superaram o custo do investimento que a marca teve na utilização de influencers na sua campanha.
O Influencer Marketing permite expandir bastante o alcance e o posicionamento online de uma marca, e é uma das melhores formas de aumentar a sua notoriedade e consciencialização (awareness). Os seguidores de um influencer confiam nas suas opiniões e recomendações, consequentemente, vão também confiar nas mensagens da marca quando são partilhadas pelo mesmo. Para que esta estratégia de marketing seja bem-sucedida, a marca deve colaborar com os influencers de maior sucesso, isto é, influencers que possuam um elevado número de seguidores, cujo grupo de seguidores seja leal, que publiquem conteúdo autêntico, e, mais importante ainda, cujo nicho (público-alvo) se alinha com o seu. O fator-chave para potencializar este tipo de estratégia, é o da marca garantir que fornece conteúdo valioso, para que o influencer o possa difundir, criando valor para ambos.
Em 2018 a Sony Mobile France criou uma nova conta no instagram para promover o lançamento do seu mais recente smartphone, o Sony Xperia Z5; o smartphone com a câmara fotográfica mais potente, com zoom de cinco vezes.
Sendo a qualidade do zoom a característica que mais o diferenciava dos restantes produtos no mercado, a Sony seguiu por esse caminho e jogou com as oportunidades que se apresentavam. A marca adiantou-se ao instagram e criou o primeiro zoom (#InstazoomZ5) naquela rede social.
A campanha da marca consistiu, em primeiro lugar, a tirarem uma fotografia bastante detalhada graças ao zoom do Z5. De seguida, dividiram-na em centenas de fotos menores. O passo seguinte foi a criação de mais de 100 contas no Instagram unidas por tags, que permitiam aos utilizadores ampliar qualquer parte da fotografia original, e encontrar mais de 50 surpresas escondidas. Por fim, a Sony recorreu a 30 influencers para a ajudarem a “espalhar” as fotografias pela rede social, como parte da competição que se seguia, onde os utilizadores podiam aumentar o zoom até cinco vezes nas imagens recortadas da foto original, de forma a encontrar um código secreto.
Foi uma campanha de grande sucesso, com 17 milhões de potenciais contatos.
Quando uma marca se junta a um influencer através do seu conteúdo, acaba por gerar mais tráfego, que ajuda no seu investimento e esforço de SEO. Influencers com uma Autoridade de Domínio alta, podem ter um impacto considerável nos rankings de pesquisa de uma marca a eles associados. Este tipo de divulgação não agressivo, é melhor aceite pelo público, do que os anúncios pagos e intrusivos aos olhos dos consumidores.
5. Origina Leads relevantes
Os influencers de sucesso têm o seu próprio nicho com base na estratégia de conteúdo que criam. É esse nicho que os define. Os seguidores vêem o influencer como um especialista “naquele” assunto, logo, se os produtos de uma marca estiverem diretamente relacionados ao nicho de um influencer, a marca poderá gerar leads relevantes a partir dessa estratégia de Marketing.
Chiara Ferragni é a mais bem-sucedida influencer do mundo da moda. Com cerca de 16,1 milhões de seguidores no Instagram, coleções próprias de roupa, calçado e acessórios, capa em mais de 50 revistas de moda, é um sucesso que chega a ser um case study na Harvard Business School. Muitas são as marcas de luxo que Chiara patrocina, espelhando o seu dia a dia, e pretendendo inspirar outras raparigas a sonharem com um pouco daquele mundo, tudo a um passo de comprar aquele produto. Isto ajuda a marca a ter mais visibilidade, a reforçar o seu posicionamento e a alavancar as vendas do produto.
Conclusão
Para maximizar os resultados de uma campanha de marketing, estas duas estratégias - marketing de conteúdo e Influencer Marketing -, precisam de andar de mãos dadas. Por mais que o conteúdo seja excecional, sem uma voz credível e de peso para o apresentar aos consumidores, os resultados não terão, com certeza, o mesmo impacto. Se integrados, no entanto, podem gerar resultados inacreditáveis e alcançar o sucesso.
Olá Carolina, parabéns pelo investimento que fez no seu post! Por falar em investimento, concordo que aquele que as marcas realizam em influencers pode ser muito proveitoso (https://marketeer.pt/sabe-o-que-pensam-os-anunciantes-sobre-os-influenciadores/), sendo que há quem defenda que são os micro influenciadores que, dada a sua autenticidade, foco e baixo custo, mais confiança e ROI geram (https://marketeer.pt/o-poder-dos-micro-influenciadores/). Ou seja, a influência pode não ser apenas uma questão de alcance, mas também de profundidade e intensidade da relação.
ResponderEliminarOi Carol! Ótimo tema!
ResponderEliminarAcho super válido as marcas fazerem parcerias com influenciadores digitais, mas o que vejo na prática é que muitos desses influenciadores não conseguem dar um retorno "mensurável".
Trabalho em uma empresa de moda (no Brasil) que faz parcerias mensalmente com "instagrammers", e muitos não conseguem dar um retorno para a marca do real impacto causado! (o que vejo é que essas blogueiras parceiras oferecem um material interessante, com fotos e posts bem feitos e pouca informação sobre a interação/ retorno que aquilo trouxe para a marca que contratou!)
Falo por experiência própria: a estratégia é excelente, mas nem todos os influenciadores estão prontos para entregar um relatório detalhado para a marca parceira. Muitos ainda são principiantes. ;-)
No mais, concordo com os pontos que colocou no post! Parabéns!