Num mundo ainda dominado pelos homens, a Nike surgiu com um anúncio publicitário que vem contrariar esta ideia. A conceituada marca desportiva é já conhecida pelos seus anúncios marcantes e com mensagens elucidativas, mas que fazem as pessoas questionarem-se sobre determinadas questões.
Esta última característica é um fator cada vez mais presente e poderoso no desporto mundial. A Nike, como uma das marcas embaixadoras e representantes do desporto, vem mostrar que, tal como noutras áreas, as mulheres têm vindo alterar a tendência de domínio masculino e a marcar o seu território ao mostrar ao mundo que nem só de homens se faz o desporto e que há máquinas desportivas do sexo feminino.
Na sua mais recente campanha, lançada a 24 de fevereiro de 2019, a Nike mostra como as mulheres desportistas ainda são vistas como “mulheres” com todos os adjetivos negativos associados a isso, chamando-as muitas vezes de malucas, dramáticas e histéricas. A verdade é que, infelizmente, é assim que o mundo olha para as mulheres e é graças a isso que ainda se pensa que o lugar das mulheres é na cozinha e não nos lugares de topo e de destaque.
Nesta nova campanha publicitária, surgem atletas como Serena Williams, Simone Biles e Caster Semenya que apesar de serem campeãs do mundo, não têm o apreço mundial que tem um Cristiano Ronaldo ou um Usain Bolt. Com isto eu não quero desvalorizar os homens e o seu papel no mundo, aliás estou muito grata pelas lutas e conquistas de muitos deles, no entanto acho que já está na altura de tirar as palas dos olhos e olhar para as mulheres como uma força da natureza e premiar mais o seu papel e o seu trabalho.
Esta campanha destaca também o facto de algumas destas atletas serem campeãs e excelentes atletas mesmo já tendo sido mães e o seu corpo ter modificado, algo pelo qual os homens não têm de passar. Neste sentido, a Nike somou bastantes pontos positivos na comunidade feminina, demonstrando que mesmo não tendo o apoio e crença que os homens desportistas têm, as mulheres têm alcançado grandes feitos no mundo do desporto.
O anúncio “Dream Crazier” foi passado pela primeira vez na cerimónia dos Oscares e desde então tem contado com milhões de visualizações e partilhas em todas as redes sociais e tem estado nas bocas do mundo, sendo bastante bem recebida no mundo inteiro. Claramente que a Nike pensou muito bem nesta estratégia de marketing e com isso conquistou um público que, geralmente, não é o seu público: as mulheres.
Resta dar os parabéns à Nike que está atenta ao que se passa no mundo em geral, e em particular ao mundo do desporto, e usa a sua “voz” poderosíssima para mudar mentalidades e virar a atenção para estas “malucas”.
Fontes
https://www.youtube.com/watch?v=whpJ19RJ4JY
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