domingo, 3 de março de 2019

“Meaningful Brands 2019”: 77% das marcas poderia desaparecer sem ninguém reparar

Hoje em dia, um dos maiores desafios das marcas passa por conseguir criar uma relação emocional com os consumidores que os faça querer fazer parte da sua história e, dessa forma, construir fidelidade à marca.
A relevância dos conteúdos, dos meios e da sua capacidade de interação está espelhada nos resultados do estudo “Meaningful Brands”, realizado pelo Grupo Havas, desde 2008, que revela as marcas mais relevantes do mercado - definidas pelo seu impacto no bem-estar individual e coletivo dos consumidores, assim como pelos seus benefícios funcionais.
Na sua edição mais recente, este estudo abrange 1800 marcas em 31 países e 350 mil inquiridos. São testados 43 tipos de conteúdos, sendo os resultados divididos em 3 pilares (benefícios pessoais, coletivos e funcionais), 13 dimensões (ambiental, económica, ética, entre outras), e 52 atributos (poupança de tempo, benefícios para a economia, cumprimento das suas promessas, etc.).


Um dos resultados mais significativos do estudo é o facto de que 77% das marcas poderia desaparecer sem que ninguém reparasse, o valor mais elevado desde 2008 (data de início do estudo) e que representa uma subida de 3 p.p. face aos resultados de 2017. Adicionalmente, é salientado que 58% do conteúdo criado pelas marcas não é relevante, existindo uma correlação de 72% entre a sua eficácia e o impacto da marca no bem-estar dos consumidores. Importa referir que este conteúdo deve inspirar, entreter, educar, informar, ajudar e recompensar os consumidores.

Tal como o estudo revela, tendo em consideração que quanto maior o impacto na felicidade, mais relevante uma marca se torna, é essencial que estas aumentem a eficácia dos seus conteúdos, destacando-os dos restantes, de forma a gerar uma relação com os consumidores.

A nova geração de consumidores espera conteúdo relevante e personalizado das suas marcas favoritas, mas são muitas as dificuldades em conseguir captar o seu share of mind, por falta de autenticidade ou por fatiga e aborrecimento com as campanhas. É o fracasso das marcas em criar conteúdo interessante e a sua incapacidade de melhorar o bem-estar dos consumidores que as torna cada vez mais irrelevantes.

Uma boa estratégia para ultrapassar estas dificuldades é utilizar o conteúdo criado pelos próprios consumidores (User Generated Content), sendo um exemplo recente a iniciativa da Sumol. Os chamados “Co-creators by Sumol” são parte da comunidade construída pela marca para “sublinhar a importância da cooperação e trabalho conjunto”. Tal como explica o Brand Manager, os co-creators “estão na base da estratégia da marca Sumol. São os próprios fãs de Sumol que criam conteúdo de forma orgânica e natural e assumem um papel ativo na voz da marca”.
Numa geração também caracterizada por consumidores que querem ver-se representados nas marcas de que gostam, o estudo refere que 77% dos consumidores preferem comprar a empresas que partilham os seus valores. O ato de compra assume-se, igualmente, como um ato político, uma vez que 55% dos consumidores acreditam que as marcas desempenham um papel mais importante do que os governos na criação de um futuro melhor. Deste modo, o ativismo da marca tornar-se-á uma parte crucial da sua estratégia, num cenário onde o poder do consumidor é cada vez maior.

Este estudo conclui também que as marcas que são relevantes e vistas como tendo um contributo positivo para o planeta têm uma melhor performance financeira e um share of wallet superior, assegurando assim um maior retorno em KPI’s.

O top 5 das marcas mais relevantes do mundo é liderado pela Google, seguindo-se a PayPal, Mercedes-Benz, WhatsApp e YouTube. Em Portugal, a Google, Nivea e Compal são as marcas mais bem-sucedidas na criação de conteúdo relevante.
Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas aqui.


Fontes:
Marketeer: https://marketeer.pt/77-das-marcas-poderia-desaparecer-e-ninguem-reparava/
https://marketeer.pt/sumol-apresenta-novo-conceito-de-influenciadores-digitais/
Meaningful Brands: https://www.meaningful-brands.com/en/our-study
MarketingDive: https://www.marketingdive.com/news/consumers-see-77-of-brands-as-not-meaningful-report-says/548956/

2 comentários:

  1. Olá Rita! Tal como abordado nas aulas, as marcas devem cada vez mais provar a sua relevância e significado aos consumidores, e nesse âmbito o conteúdo é rei! Esse conteúdo pode ser não só gerado pelas marcas, mas também pelos próprios utilizadores, sejam eles consumidores ou influenciadores, com os quais é mais fácil construir uma relação de confiança por via da identificação, proximidade e sentido de comunidade. Vivemos realmente na era da relevância, onde tudo o que é repetitivo, pouco autêntico ou aborrecido está definitivamente "out"...

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  2. Ao ler este post, o que mais me impressionou (ainda que não me tenha surpreendido) foi o facto de a grande maioria do conteúdo criado pelas marcas não ser considerado relevante [“Adicionalmente, é salientado que 58% do conteúdo criado pelas marcas não é relevante…”].

    Numa época em que a maioria das marcas, sobretudo no meio digital, opta por produzir conteúdo de forma massiva (fazendo lembrar “Bem ou mal, falem é de mim”), é curioso perceber que os consumidores sabem identificar o conteúdo que lhes interessa e não se perdem no meio da avalanche de conteúdos.

    Talvez valesse a pena as marcas repensarem a sua estratégia e apostarem em produzir “conteúdo de qualidade” em vez de “conteúdo imediato” (e quase sempre semelhante ao já produzido). Desta forma, o conteúdo produzido poderia ser pensado e trabalhado de forma a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos consumidores.

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