- “Dar de Volta Ideias” momento durante o qual a
marca apela ao consumidor que contribua com ideias de ação ambiental a serem
organizadas pela marca, propostas estas que devem ser submetidas na plataforma
digital criada para este fim.
-
“Dar de Volta Tempo” é a etapa em que
a Pedras convida os consumidores a concretizarem, a par com a marca, atividades
de voluntariado desenhadas com base nas ideias previamente recolhidas.
- “Dar de Volta Apoios” trata-se do convite feito pela marca aos
consumidores a contribuírem para as associações parceiras da iniciativa
(Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza; ICNF - Instituto da
Conservação da Natureza e das Florestas e LPN – Liga para a Proteção da
Natureza).
O Dar de Volta é um projeto de caráter ambiental que pretende
associar este tipo de preocupações à marca Pedras, cujo produto depende da
captação de água diretamente de fontes localizadas na região de Trás-os-Montes.
Só o anunciar desta campanha
permitiu à Pedras associar-se a princípios de Responsabilidade Ambiental,
altamente valorizados pelos consumidores, sem que tivesse ainda concretizado
qualquer ação.
Adicionalmente e mesmo que não o
declare, a marca recorre a Crowdsourcing
para recolher propostas de atividades que possam “dar de volta à Natureza”.
Este método tem diversas vantagens, a começar pela atração de visibilidade,
interação e engagement, mas também
pelo facto de se tratar de um meio de baixos custos que permitirá também
escolher atividades de baixo custo para a empresa - possibilitando uma escolha
barata de forma politicamente correta. Caso os participantes nesta fase fossem
integrantes da Forbes500 a Pedras
arriscar-se-ia a ter de plantar um pinhal na lua.
Contudo, a visibilidade desta
iniciativa nas redes sociais, nomeadamente Instagram,
não parece ter atingido números virais nem
uma grande aceitação pelo público que, nos escassos 50 comentários demonstrou
uma maioria insatisfeita com a iniciativa, questionando não só a sua
credibilidade como ainda a sua lógica – anunciando aquilo que já é esperado do
comportamento do consumidor: ‘tudo se trata de uma manobra de marketing!’.
Aqui deixo mais alguns exemplos de
comentários feitos por utilizadores do Instagram na publicação da marca com o
intuito de partilhar uma ação concretizada - plantação de árvores na localidade
de Rebordochão em Vila Pouca de Aguiar – local onde também se situa o Pedras
Salgadas Spa & Nature Park.
Podem saber mais sobre esta iniciativa em www.dardevolta.pt ou através da página de Instagram
@aguadaspedras.
As campanhas com caráter institucionais promovidas por marcas comerciais são as mais "perigosas" pela dificuldade de antecipar a reação dos consumidores. Aliar uma mensagem institucional à comunicação de um produto/serviço potencia um especial descontentamento por parte dos consumidores, já que estes têm dificuldade em distinguir as situações em que a marca apenas está a aproveitar a mensagem institucional para aumentar as vendas e as situações em que a marca aposta verdadeiramente na sua responsabilidade social. Para um leigo, como a maioria dos consumidores de Água das Pedras será, esta campanha poderia ser uma excelente ideia, no entanto, para quem não o é e percebe que o timing de plantação é errado, a campanha perde todo o efeito positivo e ganhar um enorme carga negativa. Estas situações, dado as caraterísticas das redes sociais, acabam por contagiar os restantes consumidores.
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