terça-feira, 9 de abril de 2019

Pedras lança iniciativa “Dar de volta”

A marca Pedras Salgadas, detida pelo Super Bock Group, criou a campanha “Dar de Volta”  cujo projeto se desenrola em três fases:

- “Dar de Volta Ideias” momento durante o qual a marca apela ao consumidor que contribua com ideias de ação ambiental a serem organizadas pela marca, propostas estas que devem ser submetidas na plataforma digital criada para este fim.

- “Dar de Volta Tempo” é a etapa em que a Pedras convida os consumidores a concretizarem, a par com a marca, atividades de voluntariado desenhadas com base nas ideias previamente recolhidas.
- “Dar de Volta Apoios” trata-se do convite feito pela marca aos consumidores a contribuírem para as associações parceiras da iniciativa (Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza; ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e LPN – Liga para a Proteção da Natureza).

O Dar de Volta é um projeto de caráter ambiental que pretende associar este tipo de preocupações à marca Pedras, cujo produto depende da captação de água diretamente de fontes localizadas na região de Trás-os-Montes.


Só o anunciar desta campanha permitiu à Pedras associar-se a princípios de Responsabilidade Ambiental, altamente valorizados pelos consumidores, sem que tivesse ainda concretizado qualquer ação.

Adicionalmente e mesmo que não o declare, a marca recorre a Crowdsourcing para recolher propostas de atividades que possam “dar de volta à Natureza”. Este método tem diversas vantagens, a começar pela atração de visibilidade, interação e engagement, mas também pelo facto de se tratar de um meio de baixos custos que permitirá também escolher atividades de baixo custo para a empresa - possibilitando uma escolha barata de forma politicamente correta. Caso os participantes nesta fase fossem integrantes da Forbes500 a Pedras arriscar-se-ia a ter de plantar um pinhal na lua.

Contudo, a visibilidade desta iniciativa nas redes sociais, nomeadamente Instagram, não parece ter atingido números virais nem uma grande aceitação pelo público que, nos escassos 50 comentários demonstrou uma maioria insatisfeita com a iniciativa, questionando não só a sua credibilidade como ainda a sua lógica – anunciando aquilo que já é esperado do comportamento do consumidor: ‘tudo se trata de uma manobra de marketing!’.



Aqui deixo mais alguns exemplos de comentários feitos por utilizadores do Instagram na publicação da marca com o intuito de partilhar uma ação concretizada - plantação de árvores na localidade de Rebordochão em Vila Pouca de Aguiar – local onde também se situa o Pedras Salgadas Spa & Nature Park.

Podem saber mais sobre esta iniciativa em www.dardevolta.pt ou através da página de Instagram @aguadaspedras.





1 comentário:

  1. As campanhas com caráter institucionais promovidas por marcas comerciais são as mais "perigosas" pela dificuldade de antecipar a reação dos consumidores. Aliar uma mensagem institucional à comunicação de um produto/serviço potencia um especial descontentamento por parte dos consumidores, já que estes têm dificuldade em distinguir as situações em que a marca apenas está a aproveitar a mensagem institucional para aumentar as vendas e as situações em que a marca aposta verdadeiramente na sua responsabilidade social. Para um leigo, como a maioria dos consumidores de Água das Pedras será, esta campanha poderia ser uma excelente ideia, no entanto, para quem não o é e percebe que o timing de plantação é errado, a campanha perde todo o efeito positivo e ganhar um enorme carga negativa. Estas situações, dado as caraterísticas das redes sociais, acabam por contagiar os restantes consumidores.

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