Tudo começou quando dois amigos, Alex e
Andrew, viajaram para Bali com a expectativa de encontrarem praias de areia
branca como fundo de umas férias de surf.
No entanto, o cenário que encontraram na
Indonésia mudou completamente o rumo dos dias de aventura que tinham planeado:
em vez de areia branca os dois amigos encontraram praias repletas de lixo e o
oceano com que tanto sonharam estava repleto de plásticos que dificultavam a
prosperidade da vida marinha e sobrevivência daqueles que viviam do mar.
Chocados com experiência em Bali os dois
amigos criaram em 2017 a 4Ocean: uma empresa que se dedica à limpeza das costas
e oceanos.
Apesar de Alex e Andrew terem estabelecido um
objetivo desafiante e difícil de concretizar, a verdade é que ao longo dos
últimos anos a marca criou uma verdadeira comunidade à sua volta, que
se comoveu
com a história que motivou os dois fundadores e com a sua vontade de mudar o
mundo!
A comunidade foi crescendo, muito pelo efeito
rede, e o negócio começou a assumir uma nova dimensão: começou a associar-se
com outras instituições que lutam pela subsistência de espécies ameaçadas pela existência
de plásticos e lixo nos meios aquáticos através da venda de pulseiras
inspiradas nos animais e que são feitas com os materiais recolhidos pela 4Ocean.
Recentemente, a marca apostou numa nova
campanha, partilhando a sua história e projetos atuais em pequenos vídeos
promocionais no youtube. O conteúdo dos vídeos capta facilmente o nível de
atenção daqueles que os veem: as imagens são fortes aliadas com as palavras
certas, criando níveis de identificação com a audiência, ainda que esta não
tenha uma sensibilidade ambiental apurada.
A campanha está então dirigida para uma nova geração
de consumidores, que estão desejosos de participar em projetos criativos que
lhes permitam ter um sentimento de pertença.
A 4Ocean é desta forma um exemplo de como as
redes sociais, como o youtube e instagram, podem funcionar para promover e contar
a história de um projeto social que começou apenas como uma brincadeira de dois
amigos e hoje assume um papel importante na sensibilização para manutenção da
vida marinha em diferentes países.
É um projeto que acolhe comunidades, que o
descobrem pelas histórias e projetos partilhados nas redes, e que o ajudam a
difundir cada vez mais, convidando cada um a participar nele da forma que
melhor conseguir: seja através da compra das pulseiras que vendem, da partilha ou participação nas suas ações ou através de escolhas simples, como a de assegurar o fim ambientalmente
correto das embalagens que usamos, de forma a que estas não sejam um dos
plásticos que a 4Ocean encontre amanhã.
(Para todos aqueles que desejem fazer parte desta comunidade, por favor clicar aqui)
A venda de cada pulseira corresponde a um quilo de lixo que é removido dos oceanos. Uma iniciativa tão pequena mas que pode gerar tanto impacto!
ResponderEliminarVejo que a 4Ocean opta por um marketing tribal, puxando o lado mais emocional do seu público. Ou seja, quem compra e usa essas pulseiras acaba por ter o sentimento de pertença a uma comunidade que possui objetivo comum, limpar o oceano e lutar por um planeta terra melhor. Muito bom!