É bem sabido que a segurança é um direito fundamental
da pessoa humana, mas também é um fator de extrema importância para o setor da
economia e do turismo.
As tecnologias de informação e de comunicação tomaram
conta do quotidiano de uma larga maioria das pessoas, atravessando todas as
gerações, tendo invadido as nossas casas, locais de trabalho e de lazer.
A polícia de segurança Pública atenta a este
fenómeno, implementou uma estratégia de comunicação e de promoção da sua imagem
institucional, não apenas para aumentar a proximidade ao cidadão, mas também
para elevar a qualidade do serviço prestado.
Nesse sentido, a PSP é um caso de sucesso na
utilização das mais conhecidas redes sociais, nomeadamente o Facebook,
recorrendo a uma comunicação formal sobre o que se vai fazendo no dia-a-dia,
intercalando, com algum risco, a pitadas de humor inteligente, este direcionado
às camadas mais jovens para quem os conteúdos necessitam de ser mais
impactantes e divertidos.
- Relevância,
- Criatividade e
- Disrupção.
A PSP considera que existem duas formas de
operacionalizar estes três conceitos. Ou se fazem campanhas previamente
pensadas em épocas específicas do ano (como campanhas relacionadas com o Natal
e com a Páscoa); ou se fazem posts não-pensados que seguem os trending topics
do momento como ilustram as várias publicações aqui inseridas.
Cerca de 70% do
que é publicado no Facebook é sério e pouco criativo, como informações sobre
rusgas e estatísticas, por exemplo. No entanto, os outros 30% chamam mais à
atenção precisamente porque geram mais engagement, em especial com os mais
jovens.
Um dado curioso assenta no facto da PSP ser a terceira
força policial do mundo com mais likes no Facebook (669.700), suplantada apenas
pela NYPD (806.000) e pela Policía Nacional de los Colombianos (1.600.000). Tal
facto, apenas se justifica pela densidade populacional dos países aos quais
essas Polícias pertencem (EUA e Colômbia, respectivamente), e não tanto com a
criatividade ou awareness dos posts.
Fontes:
https://van.pt/estrategia-digital-psp-redes-sociais/
https://www.noticiasmagazine.pt/2016/quem-e-que-gere-o-facebook-da-psp/
A comunicação e as suas estratégias é algo de fundamental para a vivência em sociedade. É muito importante estabelecer uma boa relação entre as entidades e os seus diferentes públicos. Caso concreto, é a comunicação da Policia de Segura Pública que adoptou, implementou e promove uma comunicação de proximidade ao cidadão que tem sido um caso de sucesso.
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