Esta tornou-se numa das mais novas profissões do mercado: O trabalho de um Influencer é essencialmente fazer publicidade de um modo subtil, mantendo sempre o contacto com os seus seguidores. Além disso, o marketing também está intimamente envolvido e associado a esta profissão: Após a “fama” nas redes sociais, os influenciadores são frequentemente procurados por marcas que utilizam a sua imagem de marca para conseguirem conversões em vendas na internet.
O programa “Like Me”, produzido pela Endemol, será um programa virado para as redes sociais, em que os participantes terão de conviver com outros influenciadores, sendo postos à prova diariamente. Ruben Rua é um dos apresentadores deste programa que se fará acompanhar por Luana Piovani. No final, será eleito o "influencer nacional com mais potencial e carisma".
A produção do programa lançou um casting, para que qualquer influenciador se possa candidatar, caso o seu perfil se enquadre no pretendido. Para além disso, a produtora de conteúdos entrou em contacto e convidou vários bloggers e influencers portugueses já com notoriedade no mundo digital a marcarem presença no programa. Como argumento de motivação referem que ao participarem os bloggers e influencers “vão ter a oportunidade de se dar a conhecer a todo o país e conseguirem ainda mais seguidores”.
No entanto, existiram dois grandes entraves para a participação das bloggers e influencers no programa. Por um lado, assumiu-se como problema o facto de o canal não querer pagar qualquer valor aos participantes. Por outro lado, a grande maioria dos bloggers mais conhecidos têm uma marca por trás e, caso este novo programa seja patrocinado por uma marca concorrente à marca que o blogger representa, já não vai poder concorrer.
O programa arranca amanhã, dia 27 de maio. Será que esta nova aposta da TVI para alcançar a liderança nas audiências terá o impacto pretendido, dados os entraves enfrentados pelas influencers?
A TVI luta atualmente pela reconquista da liderança da TV portuguesa. Para isso cria esta espécie de programas, que diria já não interessarem a ninguém, tentando alcançar mais telespetadores.
ResponderEliminarDecidiram pegar num tema atual como os influencers digitais para chamar a atenção. Contudo não me parece que o tenham feito da melhor maneira. Tal como referes no post não pretendem pagar aos concorrentes e a premissa de "conseguirem ainda mais seguidores" não vai interessar aos influencers que realmente influenciam os jovens portugueses.
Atualmente os influencers com maior alcance no instagram e youtube, têm já um público razoavelmente consolidade, são patrocinados por várias marcas, têm viagens e eventos agendados e uma vida atarefada. Não estando interessados em fechar-se numa casa onde o inverso de ganhar seguidores iria acontecer. O publico procura por honestidade, não querem ver aquelas pessoas em que confiam a sujeitar-se às regras de um programa conotado como negativo, apenas para chegar a mais pessoas.
Na minha opinião esse programa não funcionará! Não está criado nas melhores bases e vai atrair pessoas com alguns likes no instagram mas que realmente não influenciam ainda ninguém.