O efeito viral de um determinado conteúdo digital é
caracterizado pela velocidade e quantidade de partilhas que, à partida, não tem
uma fórmula exata para acontecer. Há, porém, alguns formatos que têm mais probabilidades
de se tornarem virais na internet, por exemplo, videos de humor ou clipes
musicais.
O marketing viral, por sua vez, veicula-se através das redes
sociais para promover campanhas de sucesso no mundo da publicidade.
Além do alcance de um post, o engagement é uma métrica
fundamental para avaliar os verdadeiros ganhos para uma marca. Isso significa
que, além da quantidade de visualizações é importante mensurar as interações e
envolvimento com o conteúdo que só são possíveis se houver um bom planeamento
que consiga envolver os consumidores para além das visualizações.
A qualidade aliada ao posicionamento da empresa deve estar
alinhada aos objetivos da campanha, para que o público associe o conteúdo à
marca.
Não existindo uma receita que se possa seguir à risca para a
criação de um conteúdo digital viral, no livro best-seller “Contágio” lançado
em 2014, um dos mais importantes nomes do marketing,o professor Jonah Berger explica alguns
ingredientes para criar um efeito viral.
- Emoção – Existem dois motivos pelos quais as pessoas podem partilhar conteúdos. É ser simultaneamente útil e interessante. Em ambos os casos, a emoção é fulcral para que o conteúdo de um post tenha mais hipótese de se tornar viral. A informação, por si só, não faz com que as pessoas partilhem conteúdos. É preciso criar um vínculo emocional que as envolva.
- Público - pessoas tendem a “imitar” as
outras nas atitudes. Desta forma, quanto mais partihado e visualizado for o
post, maiores são as hipóteses do seu conteúdo viralizar na internet.
- Valor Prático - no marketing de conteúdo, as informações relevantes são essenciais para criar um vínculo e um valor prático para que as pessoas o partilhem
- História – É a narrativa do conteúdo. As pessoas não partilham apenas informações, elas partilham histórias com valores que fazem sentido para elas. Uma boa estratégia é utilizar a técnica Storytelling para falar sobre um produto ou serviço que se deseja que se torne viral, ou seja, criar um verdadeiro Cavalo de Tróia com a informação que se deseja passar, onde a emoção, o público e os valores práticos estejam diretamente ligados a narrativa.
A titulo de exemplo, onde todos estes
ingredientes estão presentes, recomendo uma revisita e visualização de um dos vídeos que se
tornou mundialmente viral e que, aliás,
foi divulgado numa das aulas Webmarketing pela professora Teresa quando se
falava sobre esta temática.
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=owGykVbfgUE
http://ensina.rtp.pt/artigo/mkt-viral/
https://jonahberger.com/how-to-make-your-content-go-viral/
No meu entender não existe fórmula, mas acima de tudo uma boa estratégia.
ResponderEliminarArtigo muito interessante e atual. Não existe nenhuma fórmula mágica para tornar viral um conteúdo digital. No entanto é muito importante para as marcas criarem / produzirem conteúdos virais, sobretudo quando pensamos nos efeitos positivos que daí advêm, tais como: inovação; prestigio; notoriedade;...
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