Os millennials possuem uma linguagem própria, caracterizada essencialmente por recorrerem ao formato vídeo para exporem os seus pensamentos. Através do formato stories no Instagram, Snapchat e Facebook, o conteúdo é captado pelos jovens de uma forma mais eficaz do que as mensagens escritas.
O LinkedIn não quer ficar para trás… Apesar de estar mais centrado para o mercado de trabalho, também quer inovar e captar a atenção desta geração. Deste modo, tem testado internamente o formato das stories, que permite ao utilizador interagir no mercado de trabalho de uma forma mais informal (p.e partilhar momentos importantes de eventos de trabalho). Em 2018, já tinha testado um formato semelhante - Student Voices - que permite que estudantes universitários publiquem vídeos de experiências académicas numa playlist da universidade. No entanto, este novo conceito é mais amplo e abrange todos os utilizadores. Por esse motivo, tem sofrido algumas críticas, pois nem todos concordam que este novo formato seja o mais adequado para comunicar no mundo dos negócios.
Fontes:
https://www.noticiasaominuto.com/tech/1422800/linkedin-confirma-que-esta-a-testar-lancamento-de-stories
https://www.theverge.com/2020/2/27/21156247/linkedin-testing-instagram-stories-feature-social-network-resumes-why
Olá Inês!
ResponderEliminarDe facto, nenhuma rede social quer ficar para trás e tem procurado inovar e acrescentar funcionalidades populares entre os consumidores. Atualmente, o Twitter também está a testar a sua própria versão de stories, aos quais chamou fleets.
No entanto, considero que o formato "stories" pode não ser o mais adequado para algumas redes sociais, nomeadamente o LinkedIn. Por ser uma rede orientada para o mercado de trabalho, a "informalidade" das stories, nas quais os utilizadores mostram momentos do seu dia-a-dia, desde encontros com os amigos até às próprias refeições, pode fazer com que as mesmas não tenham muito sucesso... Por outro lado, podem ser usadas para substituir publicações, como por exemplo relembrar a data de determinados eventos ou demonstrar a presença nos mesmos, e ser bem sucedidas nesse sentido!
Ainda assim, temos de esperar para comprovar o (in)sucesso das mesmas!
Olá Inês.
ResponderEliminarEu sou da opinião que as empresas podem usar estes stories de forma atrair novos empregados. Muitas são as empresas que atualmente já o fazem, por exemplo, quando fazem um evento para os seus colaboradores incentivem estes a partilhar nas suas próprias redes sociais. Ao utilizar o linkedin, é uma forma mais profissional de mostrarem para o exterior o ambiente que se vive, e que tanto é valorizado por esta nova geração.