domingo, 22 de março de 2020

Solidariedade no Isolamento

Vivemos em tempos de crise, sem qualquer antecedente.
Um tempo de pandemia, onde todos lutam contra um monstro invisível que não tem raça, classe social, sexo nem religião. Um monstro que, apesar de muitos danos, também provocou união entre as pessoas, relembrou a palavra solidariedade e sublinhou a saudade.
Prova disso, é a atitude que algumas das cadeias de restauração mais fortes do Mundo estão a ter nesta época de crise.

O McDonald's apela ao isolamento social através da alteração do seu símbolo, com o slogan "Separados por um momento", enfatizando que só assim (separados) poderemos quebrar a cadeia de transmissão do vírus.



Em relação ao Burguer King, este anunciou que fará entregas sem contacto, de forma a manter trabalhador e clientes em segurança.


Além disso, quer o McDonald´s quer o Burger King, estão neste momento a oferecer comida aos profissionais de saúde, de forma a facilitar o trabalho destes heróis na linha da frente. Parece que os rivais se "uniram" nesta causa, contribuindo para aliviar um pouco o caos.
O Burger King Brasil vai mais longe e não se limita apenas a oferecer refeições, anunciando que destinará parte das suas receitas líquidas para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Outro exemplo, é o caso da Uber Eats que, inicialmente tinha removido a taxa de entrega durante o  horário de almoço, no entanto, face à declaração de estado de emergência no país e consequentes limitações na circulação de pessoas, alargou a oferta da taxa de entrega para qualquer altura do dia, em todos os pedidos, até dia 3 de Abril.


Mas serão estas atitudes uma prova de solidariedade? Um sinal de que quando realmente é preciso ainda sabemos pôr o lucro de lado e ajudar o outro? Ou será mais uma forma de Marketing? Uma propaganda à falsa generosidade?

5 comentários:

  1. Olá Rita! Trata-se sem dúvida de uma abordagem de marketing ao problema, com vista a promover relacionamentos mais próximos com os clientes. Marcas que demonstram ser uteis e relevantes, sobretudo em momentos de crise, conseguem criar laços emocionais com os clientes, como veremos na aula desta semana! Não quer dizer que se trate de falsa generosidade: as marcas estão conscientes que fazem parte da vida das pessoas e para isso têm que estar com elas nos bons e maus momentos, e devem ser ágeis a adaptar-se às circunstâncias. Este e outros posts publicados neste blogue mostram bem as marcas que estão a reagir adequadamente ao momento que vivemos. Os consumidores recompensam as marcas que estiverem ao seu lado em momentos de necessidade e o momento que atravessamos pode ser uma oportunidade para fortalecer a relação consumidor-marca. E já agora, vamos começar a identificar posts sobre esta crise com a tag #fiqueemcasa…?

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  2. Olá Rita! De facto já tinha visto a alteração feita ao logótipo da McDonald's mas ainda não me tinha apercebido das ações da Burguer King e Uber Eats neste âmbito. Acredito que não seja falsa generosidade mas mais uma situação de win-win em que por um lado serve para aumentar a popularidade das marcas e resulta em milhares de partilhas nas redes sociais e elogios por parte dos consumidores mas por outro não deixa de ter verdadeiro impacto social e, como tu própria disseste, pode facilitar o trabalho de médicos e enfermeiros ou (no caso da Uber Eats) permitir a quem está em casa continuar a ter certas comodidades. Contudo, não devemos esquecer-nos de que para estas empresas continuarem a confecionar e a distribuir refeições milhares de pessoas tem de continuar a trabalhar em vez de ficarem em casa o que possivelmente as coloca numa situação de maior exposição ao risco de contágio. Por isso, mais do que agradecer à marca, devemos estar gratos a esses trabalhadores.

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  3. Olá Rita!
    Por acaso já tinha visto a medida tomada pelo McDonald's e da Uber Eats e fiquei bastante sensibilizada, até tinha pensado de facto, usar o tema para uma publicação aqui no blog. Tal como referiram nos comentários anteriores acho que é importante que estas marcas reconhecidas a nível global tomem ações como estas que possam ter um impacto positivo num momento tão negativo como o que estamos a viver agora. Acho que desta forma acabam por ganhar ainda mais respeito e apoio por parte dos seus clientes.
    Quero acreditar que nestes casos prevalece o sentimento de generosidade e solidariedade verdadeira.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Olá Rita! É de facto gratificante saber que as empresas estão a tomar uma posição solidária face ao problema vivido atualmente.
    Acredito que aos olhos do consumidor estas marcas fiquem muito bem vistas e que a fidelização às mesmas aumente. Na verdade,o consumidor valoriza muito as ações solidárias das empresas e mais facilmente as recorda. Eu sou exemplo disso... a Decathlon é uma marca muito próxima de nós, no entanto quando penso em comprar produtos de desporto não é a primeira marca de que me lembro...MAS depois de ter lido a notícia de que a marca se associou a um médico italiano e juntos estão a produzir milhares de ventiladores com máscaras de mergulho, creio que mais facilmente me vou lembrar da marca e associa-la à solidariedade e bons principios.

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