sexta-feira, 1 de maio de 2020

Impacto das inovações tecnológicas no e-commerce

Acompanhar as inovações tecnológicas pode ser a chave para as empresas se destacarem no e-commerce. Por mais pequena que seja a empresa é sempre uma mais-valia, para esta, estar atenta às mudanças que ocorrem no mundo da tecnologia mas principalmente no mundo online. Sendo o e-commerce uma área tão importante, e que pode trazer inúmeras vantagens para um negócio, decidi reunir algumas inovações tecnológicas que, certamente, revolucionam o e-commerce e permitiram melhorar o desempenho do processo de compra digital:

1. Realidade Aumentada e Virtual
A realidade aumentada permite juntar elementos do mundo virtual com elementos do mundo real de modo a criar interação através dos aparelhos eletrónicos. Alguns exemplos disso passam pelas lojas utilizarem tecnologias que nos permitam, por exemplo, experimentar umas sapatilhas sem sequer nos descalçarmos. Sem dúvida que esta experiência, embora ainda não seja utilizada por muitos, irá mudar os hábitos dos consumidores.

2. Inteligência Artificial
O surgimento da IA foi, sem dúvida, revolucionário quanto à mudança que introduziu no modo de compra e também de venda do e-commerce e até mesmo das lojas físicas. Exemplo de funcionalidades que têm na sua essência a inteligência artificial são os ChatBots- assistentes virtuais que permitem um atendimento ao cliente no imediato. Muitas lojas utilizam esta tecnologia de modo a tirar dúvidas aos seus clientes otimizando, assim, o serviço do atendimento do e-commerce. Também a Amazon Go, como falado nas aulas, utiliza a IA através do sistema de câmaras e QR Codes que identificam quando o cliente retira o produto das prateleiras.

3. Entrega por robots
De forma a contornar alguns atrasos, custos e outros problemas associados aos transportes rodoviários muitas marcas optaram por inovar na sua tecnologia de entrega utilizando drones, por exemplo. No futuro, espera-se que o envio dos produtos seja, maioritariamente feito por robots, onde o processo será mais curto, automatizado e irá refletir-se numa redução, notória, dos custos de logística operacional. Grandes empresas como a Amazon já utilizam robots nos seus processos logísticos.

4. Pesquisa por voz 
A comunicação por IA tem tendência a ser baseada numa pesquisa por voz uma vez que traz maior agilidade e facilidade no processo de compra. Cada vez mais este recurso está presente em aplicações da internet bem como em assistentes virtuais.

5. Big Data
Não podia deixar de lado o Big Data que, embora não seja desconhecido tem tendência a ganhar cada vez mais importância e relevância. Os negócios digitais, de forma a destacarem-se no mercado, precisam de conhecer os seus clientes (sendo que para isso necessitam de grandes volumes de informação) garantindo serviços personalizados e mais eficientes de forma a proporcionar satisfação ao cliente e fazendo com que isso se traduza num aumento das vendas.
Esse volume exorbitante de informação é passível de ser armazenado e examinado graças ao Big Data que permite otimizar campanhas, automaticamente, conforme os interesses dos consumidores e criar promoções personalizadas. Neste sentido, o Big Data traz cada vez mais desafios: quanto maior o volume de dados mais eficiente será o serviço mas consequentemente será, também, mais intrusivo.


Fontes:
https://ecommercenapratica.com/inovacoes-tecnologicas-no-ecommerce/
https://www.jetecommerce.com.br/blog/tendencias-de-tecnologia-para-e-commerce/
https://www.instagram.com/eptmarketing/?hl=pt

2 comentários:

  1. Olá Rita,
    Realmente o futuro caminha para o uso (abusivo) das novas tecnologias em que, algumas das mencionadas já se encontram no nosso dia a dia.
    Mas concordo com a prof.ª Teresa, tenho muito medo desta evolução, em especial dos BIG DATA.

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  2. Olá, Rita!

    De facto, é inegável o valor das tecnologias mencionadas para a melhoria das plataformas de e-commerce e do processo de compra. Pessoalmente, considero fundamental que essa evolução seja acompanhada por uma política de consentimento de dados cada vez mais transparente para o consumidor para que este saiba concretamente os fins para o quais esses mesmos dados serão utilizados. Mais ainda, acho fundamental que seja promovida a descentralização da informação, com vista a equilibrar o poder negocial das diferentes partes e impedir utilizações que gerem outcomes perniciosos para o consumidor. Finalmente, deixo noto do quão auto-agravante é a dinâmica de interação com conteúdo online (procurando-se "A", os algoritmos irão, subsequentemente, dar mais relevância a "A"), sendo necessária uma dose adicional de espírito crítico por parte dos compradores antes de efetuarem determinadas compras.

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