terça-feira, 12 de maio de 2020

Retalho, digitalizado, face ao Covid-19

Os resultados financeiros da maior parte das empresas, sofreram uma queda bastante acentuada, devido à crise atual que se vive, a nível mundial. Como se sabe, muitas empresas viram as suas portas a serem encerradas, principalmente as empresas de negócio de bens não essenciais, como o retalho. Estas assistiram à proliferação de despedimentos temporários, desmotivação dos funcionários, diminuição dos investimentos publicitários nos meios de comunicação social, mas podemos dizer, com convicção, que assistiram a um aumento das vendas bastante significativo, nos seus canais online.

O Diretor Geral da Worten de Espanha e Portugal, José Vieira, confirma que a empresa registou um aumento das vendas online em certas categorias em detrimento de outras, o que ajudou, segundo ele, a cumprir os prazos de entrega de encomendas. Por exemplo, nas semanas que antecederam o inicio da telescola, as vendas de computadores, impressoras e material de rede, foram artigos muito procurados e alguns chegaram mesmo a esgotar. Outra característica que tem surgido são as novas formas de abordar os clientes através do comércio eletrónico. As empresas tiveram de readaptar o seu negócio e a comunicação com o cliente, pelo que foi essencial a existência do digital, do comércio eletrónico, das redes sociais, da informação online, pois sem estes mesmos, os consumidores ficariam isolados do mundo da compra e sem oportunidade de escolha. José Vieira, diretor da Worten, acredita que "a capacidade de ser mais pessoal e humano" terá um grande impacto. Por exemplo, a Worten Espanha está a incorporar nas suas entregas uma nota manuscrita do diretor da loja ou do gestor do armazém, com mensagens como "tudo vai correr bem" ou "ânimo"; uma iniciativa que está a ser muito bem recebida nas redes sociais.

Estas notas incorporadas nas encomendas refletem uma readaptação da comunicação com o cliente. É um cuidado que as empresas têm vindo a ter, para acarinhar os seus clientes, torna-los mais próximos e com vontade de comprar mais.

Aconselhando a leitura da notícia, dado a mesma ter inputs bastantes interessantes, é importante concluir, que num curto espaço de tempo, as empresas, quer a nível nacional, quer a nível mundial, adaptaram-se ás circunstâncias e foi devido ao comércio eletrónico que conseguiram, algumas com bastante sucesso, esse feito. Até no apoio à comunicação com o cliente, o comércio digital foi e é importante, pois a partir dele, é possível passar uma mensagem de apoio ao cliente, uma mensagem de preocupação e de desejo de fidelização do mesmo.

Fonte: http://www.pt.cision.com/CP2013/ClippingDetails.aspx?id=9c748105-0d8f-4b3c-beeb-24d40eaeabdf&userid=65878c56-cf98-45bb-93ef-b5a7a971310b&inditex=1

1 comentário:

  1. Olá Mafalda! Muito interessante esta abordagem da Worten, que na sua atividade de comércio eletrónico combina conveniência com um toque pessoal. Muito alinhado com o último post que publiquei: o high tech não precisa de ser absolutamente low touch!

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