Com o avanço das tecnologias além de facilitar o dia a dia do utilizador, altera também o perfil de compra do consumidor. Cada vez mais pesquisamos na internet sobre um produto/serviço antes de tomarmos qualquer tipo de decisão. Pensando assim, uma marca/serviço não pode ficar de fora da internet, afinal seu potencial cliente irá pesquisar por ela e pode acabar achando seu concorrente caso não esteja presente neste meio.
Ao focar na ferramenta de pesquisa Google a empresa tem pelo menos 3,5 mil milhões de pesquisas por dia, sendo 450 milhões de buscas inéditas, que nunca foram pesquisadas antes. Como funciona a pesquisa no Google? Pesquisamos sobre algum tema na ferramenta e parece dois tipos de resultados:
- Os resultados orgânicos (O google pesquisa em toda a internet páginas web que tenha a maior relevância sobre com a pesquisa realiza, de acordo com o SEO em casa umas dessas páginas)
- Os resultados pagos, os Ads (O google faz um leilão com as empresas que estão interessados em aparecer de acordo com as palavras chaves pesquisadas no motor de busca)
O uso estratégico do Google Ads é lucrativo e vantajoso para as empresas, além de ser uma excelente oportunidade de um usuário conhecer um produto/serviço que possivelmente não conheceria pela forma tradicional.
Em resumo, o digital potencializa a empresa /profissional a entrar em contacto com seu cliente e com o possível novo cliente de forma mais direta, personalizada e no momento certo, principalmente em momentos de crise com este que estamos passando.
Por fim, acredito que o maior destaque do Marketing Digital/ Google Ads é poder mensurar os resultados de forma eficaz e ter sempre a possibilidade e a flexibilidade de revisitar a estratégia com muito mais agilidade.
Abaixo um pequeno relato da utilização da ferramenta por um fornecedor de serviço:
"Minha esposa, que é psicóloga, me falou que o Google Ads nunca iria funcionar para ela.
Três semanas depois ela tinha mais clientes que sua agenda podia comportar.
Eu demorei anos para convencê-la a fazer um teste. “Não adianta, não funciona pra minha profissão,” ela falava. Mas depois de muita insistência ela resolveu tentar.
“Começa pelo site,” eu disse.
Escolhemos um template leve, ela criou um excelente conteúdo sobre as dificuldades que todos nós passamos durante a vida e como um psicólogo pode ajudar a aliviar essas angústias. Colocamos um botão para ligar para o telefone.
Eu gastei uma hora montando as campanhas e coloquei um orçamento de mil reais. Comprei palavras como “psicóloga perto de mim”.
Isso foi no domingo. Segunda de manhã o telefone dela começou a tocar sem parar.
Em três semanas ela já estava atendendo 10 novos clientes.
O suficiente para lotar a sua agenda.
“Desliga a campanha, pelo amor de deus!” ela me disse.
As pessoas precisam entender uma coisa.
Não importa sua profissão, seu negócio, sua necessidade.
Marketing digital funciona."
André Palis.
Deixo aqui uma pergunta, concordam com a importância do Google Ads nas estratégias das empresas nos dias atuais?
Sim e são as ferramentas de adsense que impulsionam boa parte do Marketing digital. Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads... São onde essas redes transacionam seu real produto, que somos nós e nossas preferências, com as empresas/profissionais. Nos dias de hoje é impensável uma estratégia de marketing digital séria, sem uma boa campanha de Ads (google/facebook). Fica aqui também a citação a estratégia de Long Tail, adaptada ao Marketing digital de uso no Google Ads e renomeada como Long Tail Keyword. Com o intuito de ter um trafego mais orgânico e se tornarem mais visíveis, como bem citado pelo Rafael. A boa aplicabilidade dessas estratégias é o que permite que façamos buscas quase como se perguntássemos a nós mesmos e tenhamos bons resultados no buscador (Como fazer bolo de chocolate com calda), ou quando estamos pensando em comprar determinado objeto e após alguns sites o mesmo objeto e muitos outros, da mesma gama, cores similares e mesma faixa de preço, nos aparece em todos os banners de outros sites.
ResponderEliminarOlá Rafael, não poderia estar mais de acordo com o que publicaste. O Google Ads e o SEO são estratégias de marketing muito importantes e que através dos seus motores de busca geram mais negócio.
ResponderEliminarEm particular, o Google Ads é uma ferramenta que permite cultivar uma relação direta com os clientes e criar anúncios para divulgar os seus produtos e/ou serviços. O seu crescimento significativo, a curto prazo, permite que os seus utilizadores consigam resultados mais rápidos e até mesmo, como indicas, mais que o SEO. Alguns destes motivos têm a ver com o facto de ser possível utilizar várias palavras-chaves de uma só vez, ser exequível ativar ou desativar a campanha quando preferir e, por fim, com o facto de os anúncios exibidos na parte superior da página terem uma visibilidade imediata.
Para além disso, as campanhas Google Ads aumentam a notoriedade da marca na medida em que, esta ferramenta apresenta um produto e/ou serviço para quem o procura. Quem anuncia no Google tem mais alcance no gmail, faz também com que os utilizadores regressem ao website da marca e permite medir o desempenho e reconfigurar os anúncios. Ou seja, usar o Google Ads como estratégia de marca é como o colega diz: “uma estratégia importante”.
Bom trabalho Rafael, escolha muito interessante de tema.