Push Marketing: “empurra” o conteúdo e os produtos para os consumidores, contudo esta estratégia tem vindo a ser considerada como intrusiva, o que levou a uma redução do uso da mesma pelas marcas. Como meios Online Push consideramos:
1. Display Advertising
2. Messaging/Tracking
3. Product placement
Pull Marketing: remete para a vontade própria do consumidor de procurar e pesquisar o conteúdo. Como meios Online Pull consideramos:
1. Sites próprios
2. Search Engine Marketing
3. Widgets, Podcasts, Apps, QR Codes
4. Comunidade da marca
5. Blogs, mundos virtuais, redes sociais
6. User Generated Content
7. Advergames/Gamification
Passando agora para um exemplo prático destas duas abordagens mencionadas anteriormente, podemos analisar o caso da Nike. Esta empresa é conhecida por utilizar tanto a estratégia Push, como a Pull, conseguindo assim chamar a atenção dos clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver uma relação mais próxima com estes.No próprio site da marca, como podemos verificar, existe uma estratégia bastante evidente de Push marketing:
Para implementar uma ou ambas estas estratégias, a empresa precisa de ter em atenção algumas variáveis. Primeiramente, deve ser realizada uma análise do público alvo, uma vez que consumidores diferentes exigem estratégias diferentes. De seguida, é importante definir o seu objetivo de forma a conseguir utilizar a estratégia mais adequada para o mesmo. Por último, a monitorização dos resultados é essencial, percebendo o que está e não está a funcionar para um melhor desempenho. É de notar que a escolha de uma estratégia não invalida o uso de outras, podendo elas serem complementares uma da outra, e assim, aumentar a eficácia do marketing.
Mas agora digam-me vocês, o que acham destas duas estratégias? Será uma mais eficiente que a outra?
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