sexta-feira, 5 de março de 2021

Instagram cria “salas ao vivo”

Cada vez mais, a concorrência entre as redes sociais é crescente, tal como a exigência dos seus consumidores, que se cansam rapidamente do conteúdo que cada app oferece, procurando sempre por novos conteúdos e novos formatos de apresentação do conteúdo.

Depois do TikTok, chega a Clubhouse, uma rede social que, em tempos de pandemia, está a ganhar popularidade e a ganhar terreno ao Instagram (note-se que cerca de 12,5 milhões de pessoas já tinham descarregado a Clubhouse, em fevereiro).

Isto obriga a que as redes sociais estejam em constante renovação e melhoria, e uma rede social tão popular como o Instagram não pode ficar para trás, criando assim as Salas ao Vivo, oferecendo a possibilidade de fazer transmissões em vídeo com até quatro pessoas na tela. Assim, o criador do chat pode convidar mais 3 pessoas, enquanto os participantes podem assistir e mandar mensagens.

Contudo, não foi só o Instagram a adicionar uma nova funcionalidade! Também o Twitter já anunciou o Twitter Spaces, que permite aos utilizadores participar em discussões de áudio.


Contrariamente ao Clubhouse, os novos debates do Instagram não dependem só de audio e continuam permitir que as pessoas apareçam em frente da câmara: será isto vantajoso para o Instagram?

- Conseguirá o Instagram fazer face à popularidade crescente da Clubhouse? (note-se que a Clubhouse só pode ser utilizada em dispositivos com software iOS)

- E vocês, são fãs da Clubhouse, ou preferem ter várias funcionalidades numa só app?



Podem ler mais sobre esta recente ferramenta, aqui:

Fonte 1 (Público: Instagram cria “salas ao vivo”)
Fonte 2 (Technoblog: Instagram lança Salas ao Vivo para lives com até 4 participantes)
Fonte 3 (Technoblog: Como fazer live com até 4 pessoas no Instagram)
Fonte 4 (Instagram: Doubling Up on Instagram Live with Live Rooms)





2 comentários:

  1. A concorrência entre as diversas redes sociais é feroz, tal como todos sabemos. Uma inovação numa destas redes sociais, pode levar à criação de aplicativos semelhantes noutras redes. No caso deste post tem que ver com as “salas ao vivo” sejam elas apenas com áudio, ou com vídeo também. Há um caso também recente deste tipo de "cópia” de funcionalidade com os “stories”. O que, se não me engano, começou (ou pelo menos começou a ter mais fama) com o Snapchat. Atualmente temos também no instagram, no facebook, no whatsapp, no twitter, e até no LinkedIn. Novas funcionalidades aparecerão e réplicas serão feitas pelas demais rivais redes sociais.

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina! Ainda não estava familiarizada com esta nova funcionalidade do Instagram, mas não me espanta. Tal como o Simão comentou, é de esperar que as redes sociais vão fazendo réplicas das novas funcionalidades das suas rivais, e todos sabemos que o Instagram é perito nessa questão.
    Agora, quanto às tuas questões, o Instagram até pode vir a ganhar no longo prazo, mas a verdade é que a curiosidade humana normalmente faz com que nós queiramos experimentar coisas novas, portanto enquanto que o Clubhouse for uma "novidade", penso que será favorito para utilização dessas salas ao vivo. Até porque a maioria dos famosos (que são os que mais têm chamado as pessoas para a nova plataforma), possuem o sistema operativo iOS, portanto isso não é um problema para eles. Assim, quando eventualmente a Clubhouse lançar uma versão para o android, provavelmente a adesão vai aumentar em larga escala muito rapidamente.
    Outra questão interessante para a resposta se o Instagram ganhará ao Cbluhouse, será se o Facebook realmente vai avançar com a compra da nova plataforma ou não.
    Vamos ter de esperar para ver :)

    ResponderEliminar