Os vídeos ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response ou Resposta Sensorial Meridiana Autónoma) têm como objetivo provocar sensações agradáveis em resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos, explorando técnicas para o efeito.
Algumas destas técnicas consistem
em focar o rosto do orador de forma a causar sensação de proximidade física. Contudo
a parte mais importante é a voz, sendo que o orador fala em modo pausado e
em sussurros, uma vez mais de forma a aumentar a proximidade.
No entanto, os estímulos
auditivos não se limitam à voz, são adicionados ruídos suaves como por exemplo
abrir uma garrafa ou colocar uma bebida num copo. É conveniente que esses
estímulos auditivos sejam complementados com conteúdo visual
correspondente.
As sensações variam de pessoa
para pessoa. Algumas pessoas podem não sentir nada e até se aborrecerem.
Contudo, a maioria revela sentir uma sensação agradável.
Este tipo de vídeos começou por surgir em 2010 em grupos privados do
Facebook e desde aí a procura por este tipo de vídeos tem aumentado
exponencialmente (atualmente, no Youtube podemos encontrar cerca de 13 milhões
deste tipo de vídeos, alguns com mais de 2 biliões de visualizações). As marcas
têm estado atentas a este fenómeno e não tardaram a utilizar o mesmo para
divulgarem os seus produtos/serviços.
Um exemplo deste fenômeno é a marca Michelob Ultra’s que durante a Super Bowl (2019) passou um anúncio da sua nova cerveja orgânica Pure Gold utilizado um vídeo ASMR. Após este evento a Michelob Ultra’s conseguiu trazer os vídeos ASMR para a mainstream. Deixo-vos com o vídeo em questão:
Olá Francisca! Após ler a tua publicação fiquei com curiosidade e fui pesquisar mais sobre o tema, uma vez que não conhecia. Encontrei um estudo que tinha como objetivo perceber quais os benefícios da visualização de vídeos ASMR e, de facto, os fatores que mais se destacam são o relaxamento, a promoção do sono e a diminuição do stress.
ResponderEliminarComo disseste, este fenómeno está a despertar a atenção das marcas, pelo que a IKEA também desenvolveu uma campanha na qual utilizou esta técnica. Esta publicou um vídeo de 25min no qual apenas se ouve uma voz e o cenário é uma rapariga a arrumar o seu dormitório (utilizando artigos da marca).
O mais interessante é que, durante a campanha, as vendas da IKEA aumentaram 4,5% nas lojas físicas e 5,1% no online.
A minha pergunta é: como é que isto é possível? A sensação que as pessoas obtém é assim tão relaxante para estarem dispostas a gastar 25min durantes os quais apenas ouvem alguém a tocar na mobília do quarto?
Olá Maria, obrigada pelo teu comentário! A graça dos vídeos ASMR é mesmo esta, alguns estão dispostos a gastar 25 minutos para obter esse relaxamento e outros simplesmente acham a ideia ridícula. Eu acho que depende de cada um e da forma que estes vídeos afetam (ou não) a pessoa. No caso que mencionas da IKEA, o aumento das vendas é em parte explicado pelo seguinte: ao ver o quarto ficar organizado a sensação de relaxamento aparece (pelo poder do ASMR) e consequentemente a pessoa fica a pensar que se o seu próprio quarto também estiver desta forma, irá continuar "relaxada" na vida real, daí a necessidade de comprar os produtos demonstrados no vídeo... Estranho, mas hoje em dia o que não é estranho?
ResponderEliminar