domingo, 14 de março de 2021

Virtual Try On: caso Adidas

Recentemente, diversas novas ferramentas de distribuição têm vindo a ganhar terreno no mercado, sendo uma delas a utilização de plataformas de realidade aumentada que tornam possível o virtual try on.

O uso desta tecnologia ganha uma maior importância na situação atual que vivemos, uma vez que as lojas físicas estão temporariamente fechadas ou abertas com restrições de ocupação significativas, o que condiciona as vendas das empresas e a experiência de compra do consumidor.

Segundo estudos de mercado, cerca de 79% dos clientes gostam de experimentar os artigos antes de os adquirir e 55% afirmam que o fator mais importante quando ponderam comprar em loja vs online é a possibilidade de ver, tocar e experimentar o artigo, algo apenas possível através da compra em loja.

Contudo, os avanços tecnológicos têm vindo a possibilitar o desenvolvimento de plataformas que permitem simular a experiência em loja dos clientes, através da utilização de ferramentas de realidade aumentada, pelo que diversos retalhistas já apostaram nesta nova ferramenta.

Um deles foi a Adidas. Em novembro de 2019, a Adidas introduziu na sua aplicação iOS a funcionalidade de provar o calçado recorrendo à realidade aumentada, com o intuito de permitir aos seus clientes experimentarem virtualmente os modelos que desejam, reduzindo assim os obstáculos à compra online. Para lançar esta funcionalidade criou uma parceria com a Vyking, uma empresa de tecnologia AR try-on especializada em soluções AR para comércio eletrónico e retalho digital.

Para usufruírem desta experiência virtual, os clientes apenas necessitam de descarregar a App da Adidas, selecionar os modelos que mais gostam e apontar o smartphone para os seus pés. Caso o façam, irão obter uma experiência virtual dinâmica, visto que o software da Vyking acompanha o movimento dos seus pés.


                                                                      
 

Será que a tecnologia virtual try on será o futuro para qualquer experiência de compra online? Ou será que os clientes continuarão a preferir deslocar-se até às lojas físicas?


Para aceder a fonte 1, clicar aqui.
Para aceder a fonte 2, clicar aqui.

1 comentário:

  1. Há algumas semanas alguém fez uma publicação semelhante neste blog sobre uma empresa portuguesa que estava a introduzir esta funcionalidade na sua app. Penso que a tecnologia a tecnologia virtual try on vai ser, sem dúvida, o futuro!

    Fatores como a própria pandemia vieram impulsionar o comércio online e acelerar a "revolução digital” no comércio online. Com esta tecnologia passamos a ter mais similaridades com as lojas físicas, tendo assim mais confiança no comércio online. Gostaria ainda de acrescentar que, penso que esta tecnologia se passará a aplicar também em roupas, acessórios como anéis, pulseiras, chapéus e até mesmo bolsas.

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