sábado, 6 de março de 2021

Podemos controlar a nossa “Pegada Digital”?

Num mundo cada vez mais digital, tudo o que fazemos online fica gravado para, praticamente, a posteridade. A definição do conceito “pegada digital” consiste no conjunto de todos os dados que aplicações, websites, plataformas, empresas de serviços, entre outros exemplos, recolhem e guardam sobre cada utilizador. Em praticamente todas as nossas ações online, estamos a fornecer dados pessoais às empresas – seja numa compra, ao preencher formulários de inscrição ou até numa simples pesquisa na internet. 




Devido às polémicas que têm surgido nos últimos anos relativamente ao uso abusivo (e também indevido) dos dados que todos nós fornecemos, voluntariamente, na internet, foi implementado, a 25 de maio de 2018, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, um regulamento europeu, aplicável a todos os indivíduos da União Europeia (UE), que regula o direito à privacidade e proteção dos dados pessoais, assim como a exportação dos mesmos para fora da UE.

Ou seja, em teoria, já é possível pedirmos a uma empresa para nos revelar e, se quisermos, apagar todos os dados que têm sobre nós. Porém, se quisermos eliminar totalmente a nossa pegada digital, como é que conseguimos identificar todas as empresas com dados nossos? É uma missão praticamente impossível. Para ajudar os consumidores nessa árdua tarefa, antigos profissionais do departamento de cibersegurança do Departamento de Defesa de Israel, juntaram-se para criar uma start-up chamada “Mine”, sediada atualmente em Londres. Através de modelos criados com inteligência artificial e com acesso à nossa caixa de entrada de e-mails, a empresa diz conseguir saber que tipo de informação cada empresa recolheu e quais são os cuidados que as mesmas têm para a manter privada. Segundo estatísticas da marca, 80% da informação que fornecemos online colocam-nos em risco. Por isso, é cada vez mais importante termos consciência das informações que partilhamos, assim como do uso que as empresas lhe estão a dar.

Deixo aqui o link do website da Mine, caso tenham curiosidade: https://saymine.com/.

Na minha opinião, acho que é premente termos consciência e tomarmos o poder sobre a nossa pegada digital. Sabemos também que pela importância crescente que o mundo digital tem no nosso quotidiano é praticamente impossível deixarmos de existir digitalmente. Contudo, penso que o mais urgente não é eliminarmos a nossa presença online mas sim garantirmos que as empresas não estão a fazer um uso indevido e/ou abusivo dos nossos dados pessoais, para benefício próprio.

E vocês, o quê que acham? Gostavam de ter acesso a toda a vossa “pegada digital”? Acham que existe transparência por parte das empresas na comunicação sobre que dados nossos vão ser usados e de que forma?

Fonte 1
Fonte 2

1 comentário:

  1. Ter acesso à minha "pegada digital" seria algo muito interessante. Acho que recentemente, e desde que se começou a falar mais do RGPD comecei a ter mais cuidado com as informações que aceito partilhar e informações que pretendo receber. Ainda assim, sinto que se quisermos ter acesso a novas apps, novos conteúdos, novos sites e outros, acabamos sempre por ceder e fornecer os nossos dados sem pensar muito sobre isso.

    Mais interessante seria saber quais e quantas empresas têm acessos aos meus dados e o uso que já fizeram deles!!

    Se há transparência face como as empresas usam os nossos dados? Acho que houve alguma evolução, ainda assim, ainda aceitamos muitos termos e condições e metemos demasiados "ticks" em caixas em que nem lemos ao que se refere.

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