Num mundo cada vez mais digital, tudo o que fazemos online fica gravado para, praticamente, a posteridade. A definição do conceito “pegada digital” consiste no conjunto de todos os dados que aplicações, websites, plataformas, empresas de serviços, entre outros exemplos, recolhem e guardam sobre cada utilizador. Em praticamente todas as nossas ações online, estamos a fornecer dados pessoais às empresas – seja numa compra, ao preencher formulários de inscrição ou até numa simples pesquisa na internet.
Ou seja, em teoria, já é possível pedirmos a uma empresa para nos revelar e, se quisermos, apagar todos os dados que têm sobre nós. Porém, se quisermos eliminar totalmente a nossa pegada digital, como é que conseguimos identificar todas as empresas com dados nossos? É uma missão praticamente impossível. Para ajudar os consumidores nessa árdua tarefa, antigos profissionais do departamento de cibersegurança do Departamento de Defesa de Israel, juntaram-se para criar uma start-up chamada “Mine”, sediada atualmente em Londres. Através de modelos criados com inteligência artificial e com acesso à nossa caixa de entrada de e-mails, a empresa diz conseguir saber que tipo de informação cada empresa recolheu e quais são os cuidados que as mesmas têm para a manter privada. Segundo estatísticas da marca, 80% da informação que fornecemos online colocam-nos em risco. Por isso, é cada vez mais importante termos consciência das informações que partilhamos, assim como do uso que as empresas lhe estão a dar.
Deixo aqui o link do website da Mine, caso tenham curiosidade: https://saymine.com/.
Na minha opinião, acho que é premente termos consciência e tomarmos o poder sobre a nossa pegada digital. Sabemos também que pela importância crescente que o mundo digital tem no nosso quotidiano é praticamente impossível deixarmos de existir digitalmente. Contudo, penso que o mais urgente não é eliminarmos a nossa presença online mas sim garantirmos que as empresas não estão a fazer um uso indevido e/ou abusivo dos nossos dados pessoais, para benefício próprio.
E vocês, o quê que acham? Gostavam de ter acesso a toda a vossa “pegada digital”? Acham que existe transparência por parte das empresas na comunicação sobre que dados nossos vão ser usados e de que forma?
Fonte 1
Fonte 2
Ter acesso à minha "pegada digital" seria algo muito interessante. Acho que recentemente, e desde que se começou a falar mais do RGPD comecei a ter mais cuidado com as informações que aceito partilhar e informações que pretendo receber. Ainda assim, sinto que se quisermos ter acesso a novas apps, novos conteúdos, novos sites e outros, acabamos sempre por ceder e fornecer os nossos dados sem pensar muito sobre isso.
ResponderEliminarMais interessante seria saber quais e quantas empresas têm acessos aos meus dados e o uso que já fizeram deles!!
Se há transparência face como as empresas usam os nossos dados? Acho que houve alguma evolução, ainda assim, ainda aceitamos muitos termos e condições e metemos demasiados "ticks" em caixas em que nem lemos ao que se refere.