sábado, 6 de março de 2021

A influência das reviews online no comportamento dos consumidores e o problema das fake reviews

Quando foi a última vez que compraste algo de valor sem antes ler os comentários online?

Não sabes? Não te preocupes, essa é a resposta mais comum. Nos últimos anos, o mercado do e-commerce consolidou-se e tornou-se num dos mercados mais atrativos para as empresas. Ainda que este crescimento seja óbvio, continua a existir um rótulo de risco e incerteza associado às compras online. As online reviews vieram colmatar o gap causado pela falta de confiança online. As reviews fornecem informações reais e muitos valiosas para os consumidores, por este motivo, tornaram-se o método de comunicação favorito entre utilizadores. São nelas que este se baseia para tomar uma decisão sobre a compra de um produto ou serviço online.


O problema de depositarmos grande parte da nossa confiança nos comentários online são as fake reviews. Um fenómeno relativamente recente mas cada vez mais preocupante. Segundo a empresa Fakespot, que se dedica à análise de mercados, cerca de 40% do total de reviews da Amazon atualmente são falsas, e a situação tem-se vindo a agravar, passando de cerca de 36% para 42% de 2019 para 2020, respetivamente. A Amazon já desenvolveu vários projetos com o intuito de erradicar este problema, porém a batalha está longe de ser ganha.

Vivemos numa altura em que os comentários online deixados por anónimos são extremamente valorizados, confiamos cegamente em completos desconhecidos como se estes fossem detentores do juízo final. Não será este o nosso maior inimigo?

E vocês colegas? Contem-me as vossas experiências, também consultam sempre os comentários deixados por outros utilizadores? E se sim, até que ponto é que isso condiciona a vossa decisão de compra?

Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3


2 comentários:

  1. Boa tarde Inês,
    Identifico-me bastante com a tua notícia, hoje em dia é raro fazer uma compra online ser ler os comentários de outros consumidores. Tanto é que, quando a plataforma onde quero fazer a compra não tem espaço para comentários, eu faço uma pesquisa independente sobre a marca/produto em questão noutras plataformas (este assunto acabo por relacionar com os influenciadores, que também são uma forma de review). Dai ressalto a importância de as páginas terem esse espaço para feedback dentro do seu controlo, de forma a conseguirem saber o que anda a ser falado sobre ela e conseguirem comportar-se de acordo.
    Agora quanto à questão que levantaste, sobre o facto de estarmos a confiar em pessoas anónimas que nem sequer sabemos se existem, realmente é interessante. De facto, eu acredito nos comentários que lá estão, mas estes conseguem ser facilmente forjados quer por indivíduos quer pelas marcas. Outra coisa curiosa é que, eu apesar de ler esses comentários eu nunca deixo comentários, por isso até que ponto é que as opiniões disponíveis são representativas?

    A minha forma de consumir online não vai mudar tão cedo, mas realmente deveria existir uma forma de comprovar a veracidade das reviews.

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  2. Excelente ponto de vista, Catarina!
    Pelo que li sobre o assunto e tendo-me debruçado mas especificamente sobre o caso da Amazon, concluo que ainda muito pouco está a ser feito para combater este grave problema. Não que a Amazon não esteja ciente do problema, que está cada vez mais a ganhar proporções colossais, mas pela informação que consultei, não está de todo, no topo das suas prioridades. Pois se as reviews são maioritariamente favoráveis em relação a determinado produto, sendo verdadeiras ou não, não só o comerciante vai obter mais lucro com o aumento do número de vendas, como a Amazon também vai obter mais receitas.
    Pessoalmente, penso que este problema só conseguirá resolver-se quando se impuser algum tipo de lei ou regulação que implique sanções severas para os seus praticantes. Até lá, o melhor é termos alguma cautela com os comentários que lemos e não fazer desta, a única condição necessária para a realização de uma compra.

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