Esta semana, tive oportunidade de assistir a uma masterclass, do ISCTE, sobre as redes sociais.
Cada rede social tem o seu propósito, e cabe ao utilizador/marca conseguir tirar o melhor partido dele:
- Facebook: segmentar
- Instagram: inspirar/influenciar
- Pinterest: inspirar/tráfego
- Twitter: informar
- Twitch: credibilizar
- LinkedIn: credibilizar
- Youtube: comunidade
- Clubhouse: comunidade
- Tik Tok: entretenimento
Se a melhor aposta de conteúdo no Facebook é através de vídeo ou dos grupos lá disponíveis, no Instagram já é diferente: os consumidores querem seguir pessoas, não marcas, querem ver conteúdo exclusivo, impactante, inspirador, oficial, único e provocador.
No entanto, existem "novas" redes sociais que estão ganhar cada vez mais terreno, como o Twitch (especialmente no mundo do gaming e para a geração Z) e o Tik Tok.
Se tinha dúvidas que o Tik Tok vai ser a rede social do futuro, percebendo a estratégia de crescimento desta rede social, deixei de as ter. Estão a comprar muitos direitos de autores de músicas, antecipando-se, por exemplo, ao Reels - que cairá quando já não tiver direitos de autores disponíveis.
Há 4 eixos onde o Tik Tok está a investir e a fazer crescer, sendo eles:
- Gaming
- Desporto
- Música
- Educação
Sabiam que até já há professores a usar o Tik Tok nas suas aulas, com quizzes para os alunos? Super interessante, e o Tik Tok apoia!
O futuro, como será?
Continuará a haver uma comunidade muito grande em redes sociais como o Facebook, Instagram e Youtube, mas espera-se as redes sociais mais "pequenas" ganhem força, uma vez que "são a TV dos mais novos".
E o Facebook, está velho? Não! Temos de saber trabalhar a nossa marca nesta rede social, e tirar o melhor partido dela.
Podem ver como conseguir tirar o melhor partido de cada rede social aqui:
Relativamente às redes sociais é óbvio que temos que saber como tirar o melhor partido delas. E, neste momento, tirar partido do Tik Tok para fins educacionais é excelente porque há uma grande percentagem de população estudantil a usar o Tik Tok. Contudo, penso que o mesmo não se aplica face ao Facebook. “Velho” talvez não seja a melhor palavra para definir o estado atual do Facebook, mas a verdade é que grande parte dos estudantes já não usa o Facebook e esta deixou de ser uma rede social do interesse deste segmento da população.
ResponderEliminarOlá Ariana!
EliminarObrigada pelo teu comentário.
Estou totalmente de acordo. Muito do público jovem já não vê o facebook como rede social de referência. Este serve um público mais velho e com outro tipo de estratégias (por exemplo, através dos grupos do facebook).
A ideia de usar o Tik Tok como vertente educacional é excelente, sendo que o próprio Tik Tok apoia esse tipo de conteúdo, conseguindo viralizar de forma mais rápida.