sábado, 24 de abril de 2021

Paris Saint-German F.C.: #ALLHomeStadium

Algo que a pandemia veio mudar foi, sem dúvida, a possibilidade de os amantes de futebol poderem continuar a viver e partilhar a alegria associada ao jogo como antigamente. Para um verdadeiro adepto, ir ao estádio não se resume à simples deslocação e à apreciação serena do jogo, durante 90 min. Existe toda uma envolvência afetiva que permite criar laços com outras pessoas enquanto elementos da mesma comunidade, o clube.

Quem poderia imaginar que a rotina de milhares de adeptos iria mudar de um dia para o outro? O caminho até ao estádio, o cachecol ao pescoço, o consumo de bifanas, cachorros e cervejas, o debate das táticas de jogo e do onze inicial, os cânticos apaixonados e sem fim, os sorrisos e abraços partilhados com desconhecidos deixaram de existir.

A nova realidade passou a ser o vazio nos estádios e a visualização do jogo a partir de casa, no sofá de cada adepto, sem o calor humano e a partilha do momento com quem mais festeja e sofre cada minuto com a mesma intensidade. Apenas restou o elo emocional para com o clube e a saudade de um dia poder voltar ao estádio.

Dadas as circunstâncias, o Paris Saint-Germain F.C. decidiu que, após tantos meses de separação, estava na altura de voltar a reaproximar os seus adeptos à experiência pela qual tanto anseiam, concedendo-lhes um pouco de alegria e esperança.

Assim, o clube decidiu proporcionar a um fã a oportunidade única de experienciar o estádio Parc des Princes no seu apartamento, através de uma parceria com a All- Accor Live Limitless. Para tal, o apartamento foi modificado, de modo a que possuísse um relvado, uma bancada e até mesmo um balneário. Este fã também foi surpreendido pela presença de um chef, que confecionou alguns pratos durante o intervalo, e um antigo jogador do clube, que viu o jogo com este. Toda esta envolvente teve como objetivo tentar recriar ao máximo uma ida ao estádio, permitindo “matar saudades”.


Acredito que a iniciativa #ALLHomeStadium foi uma ótima estratégia de marketing tribal, pois transmitiu a ideia de que os adeptos fazem falta e são desejados pelo clube. Este elo emocional que une os adeptos ao clube deve ser mantido e estimulado, para que o sentido de comunidade permaneça até ao retorno à normalidade.

E vocês o que acham desta iniciativa? Acham que os adeptos estão a perder este elo emocional ou a vontade de voltar ao estádio é maior do que nunca?

Para aceder a fonte 1, clicar aqui

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