Quem nunca ouviu dizer que “azul transmite tranquilidade” ou “amarelo remete a prosperidade e dinheiro”? A verdade é que estas afirmações podem ser comprovadas através da psicologia das cores.
A psicologia das cores estuda o impacto que estas podem
provocar no cérebro humano, esta disciplina pode ser bastante interessante
quando se está a formular um produto/serviço ou então na fase de promoção.
Existem especialistas na área do marketing, nomeadamente Neil Patel, que
comprovaram que a cor representa 85% do motivo pelo qual o consumidor faz uma
compra.
Isto posto faz sentido que as marcas dediquem algum tempo a
estudar a psicologia das cores, vou apresentar alguns tópicos sobre os quais os
profissionais de marketing se devem debruçar quando estão a delinear a sua
estratégia:
1.Avaliar a performance das cores, em materiais digitais
como páginas de campanha ou newsletter pode ser interessante realizar testes
A/B e ver qual teve o resultado mais favorável;
2. Definir uma paleta de cores para a marca, se uma marca
conseguir associar-se a uma dada cor, sempre que o cliente a vir vai-se lembrar
da marca, criando uma ligação com a mesma
3. Considerar a experiência do utilizador: se uma marca que passar uma mensagem é fundamental que os clientes a consigam ler, para isso devem ser priorizadas cores que facilitem a leitura, por exemplo.
Concluindo, escolher as cores certas para transmitir a mensagem
da marca pode ser desafiante, mas se tivermos os 3 pontos de cima em
consideração, vai ser mais fácil elaborar a estratégia de comunicação da
empresa.
Algum de vocês já tinha estudado sobre este assunto? Se sim
concordam com as sugestões dadas?
Olá Ana Catarina, muito bom tema!
ResponderEliminarEu já tinha lido sobre isso, principalmente sobre o que as empresas de fast food fazem, que é escolher cores vibrantes para atrair o público.
Concordo quando diz que as empresas devem escolher bem a sua paleta de cores para que a mesma esteja de acordo com os seus objetivos estratégicos.