Depois de o Instagram lançar o Reels para tentar competir com o Tik Tok, chegou a vez do YouTube, através do Shorts.
Esta nova ferramenta está integrada dentro da aplicação do YouTube, apresentando um feed de vídeos de curta duração, semelhante ao que já conhecemos criado pelo TikTok, de forma a ficar viral dentro da plataforma. Para além disto, este novo formato acrescenta outras funcionalidades como poder adicionar texto a meio dos vídeos ou uma lista de novas músicas mais abrangente do que a dos rivais.
O YouTube Shorts começou a ser testado na Índia em Setembro de 2020 e, dois meses depois, o número de canais indianos a usar esta plataforma já tinha aumentado mais do triplo. O player do YouTube Shorts recebe mais de 3,5 mil milhões de visualizações diárias. Entretanto, em Março de 2021, o Shorts foi lançado nos Estados Unidos da América.
Com o crescimento do Tik Tok e do Instagram Reels, era previsível que a Google, nomeadamente através do YouTube, fosse atrás da onda dos vídeos curtos, de forma a ter a mesma oferta e, assim, competir com estas aplicações. No entanto, a meu ver, pode acontecer o que tem acontecido sempre que uma app copia uma ferramenta. Isto é, a partir do momento em que existe em todas, os utilizadores acabam por optar apenas por uma, deixando as outras para trás, como por exemplo as “stories” no Facebook, Linkedin ou Twitter.
Por outro lado, tal como acontece no Instagram, atualmente o algoritmo do YouTube privilegia quem utiliza o Shorts. Desta forma, usar esta ferramenta é uma oportunidade para que os canais pequenos consigam crescer muito, visto que podem obter um grande alcance orgânico.
O que acham sobre isto? As marcas já deviam estar a experimentar esta nova ferramenta? O YouTube Shorts vai conseguir tirar o Tik Tok do trono ou vai tornar-se despiciendo por ser só mais um?
Olá, Rodrigo!
ResponderEliminarNa minha opinião, o trono vai manter-se com o Tik Tok. Cada vez mais vejo marcas a entrarem pelo meu Tik Tok dentro. Não sinto que haja nenhum fenómeno (pelo menos neste momento) em torno dos Shorts. Penso que o que pode acontecer com os Shorts é algo semelhante ao YouTube Music. O trono continua a ser do Spotify, mas há quem use o YouTube Music, mas nunca teve muito impacto.