domingo, 25 de abril de 2021

#SaveRalph

Nos últimos dias, tem sido muito partilhado nas redes sociais um vídeo sobre a história de um coelho chamado Ralph. Mas afinal que história tem ele para nos contar?

Ora bem, Ralph é um coelho como tantos outros que veio ao mundo com o único propósito de ser usado para testes de cosméticos. É através deste tom irónico que começa a curta-metragem “Save Ralph”, divulgada pela Humane Society International, organização que trabalha em prol dos direitos dos animais.


Este filme de animação em formato stop motion faz parte de uma campanha global que tem como objetivo proibir os testes de cosméticos em animais. A curta-metragem apresenta-nos então um coelho a ser entrevistado para um documentário onde mostra a rotina de uma cobaia num laboratório. Apesar de ser uma personagem de animação, é percetível o sofrimento que os animais reais sentem. No final, surge a frase “Nenhum animal deveria sofrer e morrer em nome da beleza”.

Além da curta-metragem, cujo elenco conta com nomes como Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron e Olivia Munn , a organização lançou também uma petição através do seu site oficial que qualquer pessoa pode assinar.

A meu ver, este é um excelente exemplo de storytelling. O argumento está muito bem escrito, cativa desde o primeiro segundo, apela às emoções e consegue passar a mensagem e conhecimento sobre a causa, visto que alerta para uma realidade que muito vezes acaba por estar esquecida. A componente visual está muito real, assim como os diálogos, e o protagonista faz-nos pensar como se estivéssemos no seu lugar.

A prova disto é que o vídeo conta com milhares de visualizações e comentários a rejeitar o abuso de animais. Várias fundações e empresas, entretanto, também fizeram publicações a explicar como saber se um produto não foi testado em animais.


2 comentários:

  1. Olá Rodrigo! Achei uma ótima campanha de storytelling, quer pela curta-metragem em si, quer pela mensagem que foi muito bem conseguida. O vídeo já conta com mais de 10M de visualizações e, mais importante, iniciou a conversa sobre a testagem de produtos de cosmética em animais. Acho que foi uma campanha muito bem sucedida, até pela "leveza" que conseguiu tratar um tema tão importante e tão forte, tornando fácil de entender o objetivo da mesma a diversos públicos! #SaveRalph

    ResponderEliminar
  2. São abordagens como esta que devem ser feitas para grandes temas. Não é apenas dizer que um acontecimento ou uma certa prática está errada, mas explicar porque é que está errada e, se possível de formas inovadoras como este storytelling! Para além disso foi possível juntar celebridades como Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron e Olivia Munn o que traz ainda mais valor à causa

    ResponderEliminar