segunda-feira, 26 de abril de 2021

Apple vs Advertisers

Hoje será lançado o iOS 14.5, entre as diversas melhorias técnicas, uma é de especial interesse para os advertisers: o ATT Framework (App Tracking Transparency).

Até agora, a Apple fornecia o IDFA (Identifier For Advertisers) que funcionava por default e permitia que os advertisers fizessem trackings aos dispositivos Apple, nomeadamente, de que forma interagiam com os anúncios (se clicavam neles, durante quanto tempo os visualizavam, se instalavam as apps posteriormente...).

A Apple decidiu mudar de ideias quando foi descoberto que as apps conseguiam ter acesso a mais informações que as inicialmente fornecidas pelos IDFA, criando conflitos de privacidade e segurança dos dados dos utilizadores. E é expectável que outras empresas sigam o seu exemplo.

O ATT fornece a opção ao utilizador, de aceitar/rejeitar que as apps realizem este tracking. Quando o utilizador abre uma aplicação aparecerá a questão "Allow [APP] to track your activity across other companies’ apps and websites", a qual, previsivelmente, a maioria dos utilizadores irá rejeitar.


Com o ATT é esperado que a eficácia das target ads seja menor, dado que existem menos formas de conhecer os utilizadores, será mais difícil escolher publicidade relevante para os mesmos.

A Harvard Business Review sugere 5 tópicos que os advertisers devem ter em mente, quando preparam a sua próxima estratégia:
- Aceitar e adotar novos métodos de recolha de dados que vão ao encontro dos da Apple e Google
- Entender que encontrar lacunas legais. não é uma solução sustentável
- Desenvolver novas formas de contabilizar dados (menos user-centered, mais holísticos)
- Identificar melhor os seus públicos-alvo e depender menos de nichos
- Diferenciar a sua publicidade das restantes (dado que serão para públicos gerais)

O Apple ATT é considerado a mais impactante blow nas políticas de privacidade, com efeitos gigantescos nas empresas, em especial, nas que utilizam os meios digitais (como as redes sociais) para publicitarem os seus produtos/serviços. Com a crescente preocupação com a privacidade, é de esperar que se torne cada vez mais difícil o acesso a este tipo de dados. Esta é, então, uma forte ameaça ao marketing digital.

FONTE

2 comentários:

  1. Olá Inês! Começo desde já a dizer: bom trabalho! De facto não tinha conhecimento de que a Apple fornecia o IDFA. Mais vale tarde do que nunca, não é verdade? Penso que o mundo está tão avançado que conseguem extrair os nossos dados apenas com um click.
    Tal como temos abordado em aula e, possivelmente, já o fizemos fora de aula: os dados, sejam eles quais forem, são extremamente valiosos no mercado, sendo o do digital quem mais beneficia com isso, uma vez que facilita o rastreamento de informação em tempo real. Com os avanços tecnológicos, os softwares reagem bem rápido à informação e sabem como filtra-la e usá-la proveitosamente.
    Apesar de estarmos conscientes da nossa inconsciência, sabemos que os nossos dados andam espalhados pelo mundo - quem leu SEMPRE todas as políticas de privacidade, de proteção de dados e afins antes de se registar onde quer que seja que atire a primeira perda. A verdade é que para acedermos a redes socais, apps, registar em sites, entre outros, há sempre uma secção com um texto enorme relacionado com políticas de privacidade e com o nosso consentimento. A maioria das pessoas só quer ter acesso aos meios e sabe que só consegue se aceitar e acaba por nem ler as condições. Estamos todos a facilitar o caminho para a indústria digital a custo 0, tal como a Professora disse na última aula.
    Acredito que as pessoas estão a ficar mais conscientes e mais assustadas com os dados a circularem pelo vazio, mas a chegar a toda gente. Deste modo, sou a favor que haja mais controlo por parte de uma entidade superior para filtrar os dados que podem ou não ser partilhados e em que medida.
    Para finalizar, concordo contigo: é uma ameaça para o marketing digital, uma vez que funciona à base de dados. No entanto, os especialistas na área devem estar informados e consciencializados de que os dados é uma temática "sensível", daí muitos tentarem utilizar as lacunas legais para atingirem os seus fins, mas como disseste, acaba por não ser sustentável a longo prazo, pois as regulamentações vão sendo ajustadas.
    A verdadeira questão é: queremos proteger os nossos dados ou o marketing digital? A minha resposta é tentar equilibrar um meio termo, em que ninguém acabe lesado - o facto é que o marketing digital acaba por facilitar algumas coisas na nossa vida, mas também é assustador em algumas situações

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    1. Olá Elsa! Fizeste um comentário muito assertivo, de facto considero que nesta temática, os dados são muito sensíveis (especialmente do ponto de vista dos utilizadores) e com a crescente importância da privacidade, este tópico torna-se ainda mais sensível...
      Do ponto de vista do marketing, penso que isto poderá ser uma oportunidade de desenvolverem novas formas de entender os comportamentos dos utilizadores, ou, pelo menos, de darem um incentivo aos utilizadores para que estes aceitem a sua monotorização (começar a compensar os utilizadores pelos dados recolhidos, por exemplo).
      Talvez quando o tema da privacidade "passar de moda" e os utilizadores se cansarem de visualizar publicidade que não lhes interessa, estas práticas passem a ser apreciadas pelos utilizadores...

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