quinta-feira, 1 de abril de 2021

Tryvertising na área automóvel

Numa época tão competitiva, em que os holofotes estão virados para a criatividade e para o consumidor, são inúmeras as quantidades de estratégias que as marcas podem adotar.

Estamos perante uma geração de consumidores mais exigentes e informados, que procuram reviews e feedbacks antes de adquirirem qualquer produto ou serviço. A opinião de amigos e familiares não é suficiente para que o consumidor se sinta seguro com a tomada de decisão. O auxílio de internautas acaba por ser crucial. Como é que as marcas conseguem estabelecer uma estratégia que auxilie na tomada de decisão sem se tornarem invasivas? Exatamente: através do tryvertising!

Um facto indiscutível é que existe muito conteúdo de tryvertising espalhados pelo Instagram e YouTube - lugares mais propícios para este tipo de estratégia, em que as marcas contactam com terceiros para experimentarem os seus produtos e exporem a sua opinião. Poderia ser clichê e abordar produtos de beleza, mas o que trago hoje é algo diferente! A aquisição de um automóvel leva ao comportamento de compra complexo, visto que há um elevado envolvimento entre o potencial cliente e o produto, um elevado valor monetário e a intenção de que o produto seja duradouro. Então, a sua análise acaba por ser mais minuciosa. Concluo que, nesta temática, a informação é de extrema importância.

Em 2019 deparei-me com este tipo de conteúdo. Desde esse momento, a quantidade deste tipo de conteúdo tem vindo a crescer, ou então, passei a prestar mais atenção a ele!

O primeiro conteúdo assistido foi o da Inês Rochinha. Em 2017 adquiriu o Renault Twingo Night and Day. Sendo utilizadora da marca, a Renault Portugal propôs uma parceria com a influencer, com o objetivo de experimentar, durante um período, o Renault Twingo Le Coq Sportif 2019 e expor a sua opinião acerca do mesmo através de conteúdos gerados pela própria. Durante um mês, entre IGTV, publicações e instastories, foi deixando conteúdos aleatórios acerca do Twingo Le Coq Sportif - até surgiram suposições que tinha adquirido um novo veículo. Em agosto de 2019, publicou no YouTube um vídeo da tour pelo automóvel, assim como a sua opinião, estabelecendo a comparação entre o Night and Day 2017 e o Le Coq Sportif 2019.
 

Após a contextualização e a análise do conteúdo, consigo compreender que a Renault Portugal adotou uma boa estratégia, uma vez que utilizou uma consumidora da marca, com visibilidade, para fazer uma comparação fidedigna de diferentes modelos, da mesma gama. Na minha opinião, a credibilidade da informação aumenta quando conseguimos estabelecer uma comparação. O conceito foi bem pensado e estruturado pela Renault. Acredito que o objetivo da mensagem foi bem passada, já que alcançou 59 852 visualizações no YouTube.

A Renault não ficou por aqui, sabiam? Em setembro do mesmo ano, o concessionário da Renault Aveiro (Entreposto A. Fontes) fez uma parceria com Vanessa Alfaro, Instagrammer, para demonstrar a sua experiência com o Zoe Elétrico. Passado três meses, Grupo Litocar realizou uma parceria com Joana Gentil, Instagrammer e YouTuber, para testar exatamente o mesmo automóvel.

Desde esse momento, comecei a perceber que diversas marcas de automóvel/stands estavam a optar por uma estratégia de tryvertising. Para além da Renault, Honda e Peugeot optaram por seguir a mesma estratégia. A famosa Rita Pereira publicou no seu Instagram a experiência de conduzir um carro cujos espelhos retrovisores exteriores se encontravam, na verdade, dentro do automóvel (parceria com Honda). Por sua vez, Catarina Gouveia, conhecida pela ligação com a natureza e sustentabilidade, experimentou o modelo e-2008 da marca Peugeot, um modelo elétrico e amigo do ambiente.

Possivelmente haverá mais marcas e mais UCG que apostam neste formato para publicitar novos modelos automóveis e auxiliarem os consumidores na escolha do produto ideal. Se alguém estiver num processo de mudança de automóvel, espero ter ajudado! 😀

Serei a única que só se apercebeu deste tipo de conteúdo "recentemente" (2019)? Queres partilhar alguma marca que utilize o tryvertising neste ramo? O que acham deste tipo de estratégia de marcas de automóveis menos invasiva do que a publicidade televisiva?


Vídeos da Inês Rochinha acerca dos modelos Twingo: Night and Day e Le Coq Sportif
Vídeo da Joana Gentil acerca do Zoe Elétrico

2 comentários:

  1. Olá Elsa, bem vinda ao blogue! Uma abordagem diferente e original a este tema, já que o setor automóvel não é dos mais focados realmente. Julgo que esta estratégia se justifica não só (como refere) pela necessidade de informação credível no caso de um produto associado a um processo de decisão complexo (compra por aprendizagem na FCB, lembra-se?), mas também como forma de captação do target feminino, o tal que segue muitas influenciadoras e ações de tryvertising para p.e. produtos de beleza, e que se poderá identificar mais facilmente com estas influenciadoras (vistas como peers) do que com conteúdos mais técnicos e comerciais, mais tradicionais. Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, Professora!
    Começo por agradecer o feedback!
    Concordo plenamente com a Professora! Para além de ser uma compra de decisão complexa, porque há muita coisa envolvida, estas campanhas focam-se maioritariamente no target feminino. Ainda há o estereótipo de que as mulheres não se interessam por automóveis e as campanhas ditas "tradicionais" podem passar despercebidas, uma vez que são "quase todas" dentro do mesmo género. Com esta nova estratégia é bem mais fácil chamar o interesse do público feminino. O facto das influencers e celebridades exporem a sua experiência e até mostrar algumas funcionalidades, acaba por captar muito mais a atenção do que uma simples publicidade na televisão em que há uma pessoa a conduzir e uma música de fundo. Não nos podemos esquecer que, para além da informação colocada pelas mesmas, a interação com os seus seguidores pode levar a que estes comentem sobre a própria marca ou modelo do automóvel (caso seja o mesmo) acrescentando ainda mais credibilidade a este tryvertising. Quem acaba por ganhar com a interação positiva dos seguidores são as marcas, porque ajudam na boa reputação da mesma.

    ResponderEliminar