domingo, 9 de maio de 2021

Segurança no Digital

Desde março de 2020 que estamos praticamente todos em casa. De uma forma ou de outra, as empresas, estivessem elas mais ou menos bem preparadas, foram mandadas para teletrabalho. Muito se falou das condições de trabalho em casa, da falta de apoios ao nível de água e luz, ou simplesmente como interagir.

Contudo há muitos mais problemas para além dos mencionados anteriormente. Um desses problemas é a cibersegurança. Sem acessos a VPN ou apenas redes internas da empresa a exposição dos dados das empresas ao mundo exterior aumentou.

“De acordo com o inquérito, 56% das empresas portuguesas carece de uma estratégia de cibersegurança bem definida e está longe de cumprir com o modelo de ‘organização digitalmente protegida’, o que coloca em risco a sua viabilidade e o seu futuro na era digital, no qual o teletrabalho multiplica o risco e o comércio eletrónico cresce exponencialmente.”

Há um longo caminho pela frente nesta temática e, pior do que isso, é a falta de conhecimento que as empresas têm a este nível. A cada dia que passa sai uma nova notícia sobre ataques de cibersegurança e a procura por profissionais peritos nestas áreas não tem parado de crescer .


Fica assim o alerta para uma das grandes preocupações das empresas nos próximos tempos.

Para os mais curiosos por números, seguem-se alguns números: “Esta situação torna-se ainda mais grave quando 90% dos ataques cibernéticos usam técnicas de engenharia social para vencer as defesas das empresas e que, durante a pandemia, os ataques de phishing dispararam 6.000%.”

E vocês, conhecem empresas como estas que já estejam a apostar nas estratégias de cibersegurança?

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário