Neste curto artigo, o objetivo é tentar mostrar-vos aqueles podcasts que comecei por ouvir e aqueles que ainda ouço.
Na realidade, o primeiro podcast que comecei a ouvir com regularidade foi o 45Graus do José Maria Pimentel. Pode-se dizer que é um podcast em que se fala de tudo: política, economia, psicologia, ciência e outros. Na altura foi muito útil pois a Maria Pimentel teve conversas com pessoas dos mais diversos quadrantes políticos e as conversas tornaram-se sempre muito enriquecedoras. Depois surgiu o Podcast Conversa do Cláudio Ferreira. O Cláudio é um jovem estudante e professor que dá a sua opinião sobre os mais diversos temas da atualidade política nacional sendo que na maioria das vezes são monólogos, contudo em alturas como eleições tem sempre episódios especiais com convidados ou mesmo com aqueles que se candidatam aos cargos políticos. Mais recentemente até está a desenvolver uma Academia de Política.
O tempo passou e fui dando diferentes oportunidades a outros podcasts, uns mais independentes que outros, uns mais imparciais que outros, uns mais interessantes que outros. Dado que os gostos são diferenciados segue-se um conjunto de podcasts e um curto comentário chamativo (ou não),aos quais devem dar oportunidade para serem pessoas mais instruídas, cultas e estarem a par dos temas da atualidade:
- Podcast Conversa - sem filtros e com bons enquadramentos
- 45Graus - poder do conhecimento
- Perguntar Não Ofende - com o Daniel Oliveira que não faz chorar
- Poder Público - apenas com mulheres
- Inimigo Público - uma distorção da realidade
- E o Resto é História - faz despertar o interesse pela história
- Expresso da Manhã- o tema do dia
- Comissão Política - bons debates
- Money Money Money - aulas de economia, mas bem lecionadas
- Governo Sombra - mainstream
- Eixo do Mal - mainstream
Estes podcasts estão disponíveis em plataformas como Spotify, iTunes, Apple podcasts, soundcloud, entre outras.
Há algum destes podcasts que costumam ouvir?
Quais são os vossos podcasts de eleição?
Já tentei por diversas vezes tentar incluir os Podcasts no meu dia a dia, enquanto trabalho, por exemplo. Contudo, ainda não descobri nenhum que me tenha chamado realmente à atenção. Seja pelo tema (ainda não descobri o que verdadeiramente me poderá encantar neste mundo dos podcasts), seja pelo speaker, acabo sempre por me desligar daquilo que está a ser dito ou debatido. Ainda assim, tenho que dar uma nova oportunidade! Acredito que possa ser um excelente meio de aprendizagem!
ResponderEliminarConfesso que dos podcasts que apresentaste, apenas ouço (e pontualmente) o Governo de Sombra e o Eixo do Mal, no entanto, tal como mencionaste no início do artigo, também tenho vindo a sentir necessidade de explorar mais sobre a política e de ter uma opinião mais coesa e melhor fundamentada sobre ela, portanto vou meter o olho nalgumas das sugestões que apresentaste. Muito obrigada pela partilha!
ResponderEliminarOla Simão,
ResponderEliminarTal como tu, também foi no último ano de licenciatura que o meu interesse por podcasts surgiu e até hoje se mantém! Na minha opinião, é um formato excelente para que os ouvintes aprofundem conhecimentos sobre certas áreas e também consigam ouvir opiniões diferentes das suas. Confesso que dos podcasts que mencionaste apenas oiço o Governo de Sombra, pelo que te deixo aqui duas recomendações: o "ask.tm" do Pedro Teixeira da Mota e "sozinho em casa" do Guilherme Geirinhas. Por último, apenas queria acrescentar que o podcast é um formato cada vez mais utilizado pelas marcas para promoverem os seus produtos. Por exemplo, foi no episódio 98 que a famosa Domino's Pizza começou a patrocinar o podcast "sozinho em casa". Uma estratégia inteligente de marketing pois aproveita-se da relação próxima entre o artista e o ouvinte para promover a marca e dar a conhecer as promoções da mesma, incentivando o ouvinte a consumir produtos da marca. Tal como o Guilherme referiu no podcast, "10.000 pessoas que ouvem fielmente 30 min de um episódio de podcast é mais valioso do que 100.000 seguidores no instagram que muitas vezes nem tomam atenção ao que é partilhado pois existe uma maior proximidade e fieldade do ouvinte.
Desconhcia os podcats que apresentaste mas darei uma "vista de olhos".
ResponderEliminarOuço apenas podcats de humoristas como o "ask.tm" do Pedro Teixeira da Mota e "FUSO" da Mariana Cabral mais conhecida como Bumba na Fofinha no meio digital. Mais recentemente descobri outro podcast da Mariana Cabral, em parceria com a Delta Q, intitulado de "Reset", onde a Mariana convida semanalmente uma pessoa conhecida, com o intuito de a entrevistar sobre os seus fracassos na vida pessoal e profissional. Considero-o super engraçado e diferente de todos os outros podcats, uma vez que tem esta vertente de dá a conhecer outra vertente de alguém que podemos admirar.