O Buzz Marketing é uma ferramenta utilizada para iniciar conversa sobre um assunto entre os consumidores de acordo com o produto, esta estratégia pode ser realizada através de uma campanha publicitária, um evento ou uma atividade que gera publicidade, emoção e informação para o consumidor.
Baseia-se numa forma viral de marketing de guerrilha, uma criação de buzz. Emanuel Rosen descreve como “somatório de todos os comentários acerca de um produto ou entidade num determinado momento”.
O êxito desta estratégia não depende apenas do dinheiro investido, mas, o mais importante é a criatividade utilizada para colocar em prática. Podendo ser em prática em meios como as redes sociais, instant messaging, email, entre outros.
Blair Witch Project foi um filme, estilo terror lançado em 1999 e ficou famoso pelo seu buzz marketing tendo obtido um dos maiores retornos de investimento de sempre, aproximadamente 10000 dólares por cada dólar investido. Com um total de 25000 dólares investidos, um baixo orçamento, houve necessidade de ser criativo na altura da distribuição, estes transmitiram a ideia de se tratar de uma história verídica e colocaram pequenos excertos do filme na internet tendo provocado uma curiosidade muito além da qualidade do filme.
Fontes:
Rockcontent (2021), Buzz Marketing. Disponivel em: https://rockcontent.com/br/blog/tudo-sobre-email-marketing/
friendslab (2021), O que é Buzz Marketing. Disponivel em: https://www.friendslab.co/o-que-e-o-buzz-marketing
Filipe Carrera, Marketing Digital na versão 2.0, ISBN 9789726189282
Sem comentários:
Enviar um comentário