sábado, 5 de junho de 2021

Memes - humor ou ferramenta de marketing digital?

Os utilizadores da internet e/ou redes sociais cruzam-se com memes numa base praticamente diária. Estes são definidos como: “(...) um conceito de imagem, vídeos, GIFs e/ou relacionados ao humor, que se espalha via Internet. (..)”.

Em suma, os memes correspondem a veículos de humor relacionados com situações e pensamentos do dia-a-dia da grande maioria dos consumidores.

Assim, mais do que trazer uma componente de humor, os memes podem ser utilizados como ferramentas de marketing digital para a promoção de produtos e/ou serviços, sendo totalmente adequados à nova geração de consumidores, visto que se tratam de conteúdos orgânicos e atuais e que são transmitidos numa forma e linguagem facilmente compreendida e apreciada pela audiência, o que facilita a sua partilha nas diferentes plataformas e redes sociais por parte dos consumidores.

Assim, existem já algumas marcas que utilizam os memes como ferramenta de comunicação. A título de exemplo, vejamos o caso da Netflix, em 2015.

Em 2015, altura em que poucas marcas utilizavam memes ou ferramentas semelhantes na sua comunicação, a Netflix utilizou a cena de "Pulp Fiction", em que o personagem Vicent, interpretado por John Travolta, está confuso.

O referido meme, virou piada nas redes sociais, 20 anos depois do lançamento do filme, e deu origem à publicação de muito UGC. Inicialmente, o objetivo da brincadeira passava por mostrar situações em que as pessoas ficam confusas, como quando não se lembram onde estacionaram o carro.



A Netflix aproveitou a oportunidade para realçar a quantidade de opções que estão disponíveis para escolha por parte dos seus utilizadores, ironizando a dúvida do utilizador, e chamando a atenção para uma das qualidades do produto da marca.


Assim, surge a questão de quando deverão ser utilizados memes por parte das marcas. De acordo com algumas fontes disponíveis online, conforme se enunciam abaixo, a utilização de memes deve ter em conta os seguintes fatores:

Perfil do negócio
O que é engraçado para um tipo de público poderá não ser engraçado para outro. Assim, a utilização de memes deverá ter sempre em consideração o público-alvo da marca, a sua área de atuação e a forma habitual com que a empresa se comunica.

Contexto
Quando se opta por usar um meme, é necessário começar por explorar quais foram, genericamente, as reações dos consumidores sobre o mesmo nas redes sociais.
Adicionalmente, importa conhecer a sua origem e propósito inicial. Caso não se efetue esta pesquisa prévia, as marcas correm o risco de publicar algo não relacionado com o seu objetivo e/ou com o perfil/interesses do seu público-alvo.

Timing
Finalmente, importa referir que a utilização de um meme só trará os resultados pretendidos no momento em que o mesmo está em alta. A utilização de memes à posteriori, poderá transmitir a ideia de que a marca partilha conteúdo desatualizado, podendo o consumidor inferir que a própria marca está desatualizada/ultrapassada.


Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4

1 comentário:

  1. Olá Bárbara! Realmente é muito importante que a marca estude previamente o seu público antes de fazer um tipo de comunicação destas. Eu pessoalmente, adoro uma publicação de humor bem conseguida por uma marca. Por este motivo, sigo a marca Control no instragram porque estes ao perceberem que o feedback foi bastante positivo após um post com humor, começaram a utilizar isso como uma estratégia de dia-a-dia, sendo agora o seu registo de publicação e diferenciação de marketing. Aconselho-te a veres o trabalho deles se ainda não conheces! ;)

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