Esta semana assinalou-se o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de Março.
créditos: Clara Não
Respondendo então à questão de cima: Qual é a razão de existir este dia?
Tudo começou a 20 de Fevereiro de 1909 em Nova Iorque, quando o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres, este dia consitia numa jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e a favor do sufrágio feminino.
Em 1910, durante as conferências de mulheres realizadas em Copenhaga pela Internacional Socialista, foi sugerido que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrados todos os anos, mas não se definiu uma data especifica.
As mulheres russas, a partir de 1913, começaram a celebrar a data com manifestações que se realizavam no último domingo de Fevereiro. Em 1917, a 8 de Março, ainda em plena Russa Imperial, foi organizado uma grande caminhada de mulheres em protesto contra o desemprego e a deterioração das condições gerais de vida do seu país, onde operários metalúrgicos acabaram por se juntar e precipitou então a Revolução de 1917. O Dia das Mulheres passou então a comemorar-se nessa data, nos anos seguintes, incentivado pelo movimento socialista, na Rússia e nos países soviéticos.
As Nações Unidas, em 1975, insituiu então, o dia 8 de Março, oficialmente como o Dia Internacional das Mulheres.
fonte: Wikipedia
A questão então que se impõe agora é: Será que ainda há necessidade de celebrar esse dia?
Houve duas marcas que decidiram responder a essa questão:
- A Ubbo - Centro Comercial na Amadora
- O Minipreço
Estas marcas aproveitaram assim este dia para demonstrarem que reconhecem ainda alguns dos desafios que as mulheres enfrentam no seu dia-a-dia.
Deixo-vos também abaixo o seguinte desafio lançado pela CPB London:
Olá Margarida, bem vinda ao blogue! De facto, várias marcas assinalaram online o Dia da Mulher, incluindo mesmo imagens e depoimentos das colaboradoras. Um desses casos foi a marca de moda MO, com uma campanha no digital com o propósito de sublinhar o papel único e diferenciador das mulheres, aquilo que representam e os maiores desafios que enfrentam. A marca desenvolveu mesmo uma landing page especialmente para esta ação (https://mo-online.com/pt/editorial-pages/dia-internacional-da-mulher.html). Uma forma das marcas se tornarem mais próximas dos consumidores através de questões com que estes se identificam!
ResponderEliminar