“No filters, No followers, No ads, No b*******. Download BeReal.”
Estas são as palavras que se
podem ler na página do TikTok do aplicativo que conta já com mais de 1 milhão
de downloads na Play Store. Ocupando a 27ª posição na categoria de Social
Networking da App Store, a BeReal promete ser a nova rede social que
desafia a criatividade dos seus utilizadores, dizendo ser o aplicativo da “vida
real, sem filtros”.
Segundo o Statista, em 2020, mais
de 3,6 mil milhões de pessoas no mundo usavam redes sociais e as perspetivas
não são de abrandamento. De facto, numa era em que quem não tem conta no
Instagram é um outsider, é cada vez mais difícil distinguir aquilo que é
real e o que foi modificado para ser partilhado com o mundo.
Criada por Alexis Barreyatt, a BeReal quer ir contra esta corrente, inspirando utilizadores por todo o globo a pararem de querer mostrar só o que é perfeito e... serem reais.
Fazer parte do movimento BeReal é
simples.
A partilha começa logo a seguir a
ser criada a conta – diariamente, em momentos diferentes do dia, a app dá
um limite de 2 minutos para todos partilharem com os seus amigos (ou
publicamente, se assim for desejado) uma fotografia tirada com a câmara da aplicação.
Não dando para fazer upload de uma fotografia já tirada, o objetivo é “sorrir e
não mudar nada”, inspirando os utilizadores a serem autênticos e criativos.
Sem seguidores, filtros ou likes, o conceito da app passa por “ser real para ver a realidade” – para ver o que outros publicaram, é preciso publicar.
Aqui fica a questão: Numa era em que cada vez estamos mais conectados, mas cada vez mais distantes, será a BeReal uma lufada de ar fresco? A marca diz que sim. Com vídeos curtos, a mensagem é clara: sê real, onde quer que estejas.
Poderemos estar a assistir à emergência de novas formas de comunicar? O que poderá significar para gigantes como o Facebook ou o Instagram que, ultimamente, têm sido alvo de controvérsias e descontentamento por parte dos seus utilizadores?
Fontes:
BeReal. Your friends for real. on the App Store (apple.com)
BeReal. Your Friends for Real.
Number of social media users 2025 | Statista
How to use BeReal, an app asking you to stop curating your social media (mashable.com)
Sem dúvida uma rede social muito direcionada para as gerações mais novas!
ResponderEliminarSobretudo na geração Z e Millenials, a busca pela autenticidade, genuinidade e espontaneidade é cada vez maior. De acordo com a descrição da rede social, o desejo de partilha e sentimento de comunidade é valorizado, assim como é tendencialmente nestas gerações. Além disso, vai também de encontro à tendência crescente do gosto destas gerações pelos conteúdos rápidos, descomplicados, instantâneos, informais e de curto prazo.
Ainda, não exige tempos de concentração elevados, o que facilita a sua utilização.
Todos estes fatores irão certamente contribuir para o sucesso da rede social especialmente nas gerações X e Millenials!
Engraçado que ainda hoje ouvi o episódio de um podcast (que sigo habitualmente) e o tema era "Redes Socias". Já existem estudos que comprovam o quão prejudiciais as redes sociais são hoje em dia para jovens adolescentes, que olham para a internet e veem uma realidade que lhes parece inatingível: viagens, consumo de luxo, beleza tipo "barbie". E o que gera? Frustração, angustia, depressões.. E a verdade é que todos nós só mostramos o que queremos, que à partida será sempre a melhor versão de nós próprios e não os piores dias da nossa vida. Mas todos nós procuramos o mesmo numa rede social: entretenimento, descontrair depois de um dia atarefado.
ResponderEliminarEsta nova rede social e nova forma de comunicar pode ser visto como uma "lufada de ar fresco" para consumidores e marcas, que se desenvolve nos moldes que hoje atraem as mais recentes gerações (como frisou a Inês), acreditando assim que irá atrair o mercado, mas que defende também questões que hoje são determinantes: a preservação da saúde mental e a luta pelo "BeReal".
Pessoalmente, penso que esta nova rede social seja de facto uma lufada de ar fresco.
ResponderEliminarPor outro lado, e se entendi bem o modo como funciona, penso que apresenta algumas limitações como o facto de só se ter 2 minutos por dia para se publicar no momento e essencialmente que não se pode visualizar conteúdos se não se publicar também na rede social.
Apesar da autenticidade ser uma das coisas mais procuradas por esta nova geração, será mesmo que as pessoas querem ver vidas iguais às delas nas redes sociais? Será que as influencer desta rede social serão pessoas que estejam preparadas sempre para quando esses 2 minutos se proporcionarem para terem o cenário perfeito? Estas são algumas questões que este artigo me suscitou.
Em relação ao "não se poder ver publicações sem se publicar", pessoalmente entendo e até penso que seja justo, mas é uma prática, que por norma não resulta, principalmente em redes sociais que estão a começar.
De qualquer uma das formas, seja quais forem as limitações que esta rede social apresentar, obviamente irá ser adaptada, como aconteceu com todas as outras.