Como sabemos, o metaverse (ou metaverso, em português) tem sido uma das plataformas digitais mais faladas nos últimos tempos, sendo portanto um mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.
Com esta nova corrente trendy, rapidamente artistas e marcas começam a aproveitar este mundo já utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo para lançar produtos, campanhas de marketing ou publicidade. Um exemplo disso, é a criação de NFTs (Non Fungible Tokens) que são uma espécie de certificados digitais, estebelecido via blockchain, que definem a originalidade e exclusividade de bens digitais.
Quem aproveitou recentemente este boom de crescimento foram a Adidas Originals e a Prada que colaboraram mais uma vez, depois da sua coleção de colaboração, a Adidas for Prada Re-Nylon.
Desta vez, este duo de sucesso, entra no mundo metaverse, através da criação de NFT's exclusivos, através do projeto ADIDAS: PRADA RE-SOURCE.
As marcas cada vez mais buscam uma aproximação ao mundo metaverso, através dos NFT's, criando por exemplo, conteúdos digitais exclusivos de luxo.
Desta forma, a Adidas Originals e a Prada leiloaram uma coleção de NFTs projetadas pelo artista digital Zach Lieberman que foi leiloada e os lucros seriam doados a instituições de caridade que apoiam artistas e criadores.
Como verificamos, esta parceria entre as empresas é outro sinal de que marcas de roupas – tanto de luxo, como de desporto ou fast fashion – têm vindo a entrar agressivamente no espaço metaverso, na tentativa de oferecer aos clientes uma experiência mais digital e claro, ganhar visibilidade neste novo mundo.
É conhecido que nos próximos anos o mercado de NFTs crescerá em biliões de euros. Outras marcas de luxo criaram, como a Dolce & Gabbana, ou terão projetado criar no futuro (como Gucci, Balenciaga, etc) colaborações no mundo metaverso. Desta forma, têm entrado neste mercado, gerando milhões de lucro e visibilidade para a marca neste novo mundo.
A seguir virá o quê? Criação de designs exclusivos de roupas/acessórios para personagens de jogo? Criação de modelos para venda digital numa nova realidade virtual? Este será um novo mundo a explorar com possibilidades quase infindáveis para a projeção de marcas e empresas.
Fontes:
Confesso que o conceito do "mundo metaverso" me deixou apreensiva ao princípio por ser tão "impessoal", mas as pesquisas que tenho feito sobre o tema, sobretudo na área da moda, têm me conquistado.
ResponderEliminarO objetivo das marcas é exatamente esse: tendo em conta a forte adesão ao comércio eletrónico, que se potenciou com a COVID-19 e que veio para ficar, as marcas usam esta tecnologia para se reaproximarem dos seus clientes, tornando a compra numa experiência para o consumidor. Desde os desfiles virtuais, à possibilidade de passearmos por lojas como se lá estivéssemos fisicamente, até à simples experimentação de roupa/acessórios com recurso à câmara de telemóvel. Parece-me que esta é uma realidade que tem muito potencial, que veio para ficar e que ainda nos vai surpreender noutras vertentes que hoje ainda não conseguimos imaginar.