No entanto, sons como sussurros,
unhas a bater em vidro, páginas de um livro a virar, uma faca a cortar sabão, a
ponta dos dedos a tapear numa caixa de madeira, amassar uma embalagem, entre outros,
poderão ser sons que na teoria não reúnem o mesmo consenso que os descritos
acima. E que até mesmo numa análise mais superficial não nos transportam para
absolutamente nada, muito menos para um estado de relaxamento. No entanto, a
magia do ASMR é que o som de batidas repetitivas ou sussurros podem efetivamente
deixar-nos mais calmos.
A sigla em inglês para Autonomous
Sensory Meridian Response não é mais do que uma sensação agradável gerada
no corpo por um estímulo externo (som ou imagem). Uma resposta sensorial
caracterizada por uma sensação de formigueiro estática que normalmente começa
no couro cabeludo e desce pela parte de trás do pescoço e pela parte superior
da coluna. Assim, à medida que mais pessoas percebem o poder dos estímulos de
ASMR, mais pessoas tentam criá-lo, o que levou o ASMR a crescer de um conceito
científico esotérico para um fenómeno online.
O Professor Craig Richard da
Universidade de Shenandoah, que utiliza o ASMR como área de pesquisa, tem vindo
a desenvolver uma teoria interessante sobre os efeitos do ASMR: no seu nível
mais essencial, a intimidade dos vídeos ASMR é sobre desencadear a experiência
de ser amado.
Com base apenas nisto, e
considerando o crescimento da importância do ASMR no mundo digital, parece ficar
claro que o ASMR tem espaço para o envolvimento de influenciadores, mas será
que é igualmente atraente para as marcas? Será que as marcas querem pagar a
alguém que se filma numa sala com pouca luz enquanto sussurra as características
de um produto?
Então, porque é que o ASMR é útil
para o web marketing? E, porque é que estamos a falar dele?
É inevitável tentar entender a
popularidade de conteúdos tão inusitados, e talvez a resposta resida na
ciência. Um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, observou
que as pessoas que assistem aos conteúdos de ASMR apresentam frequências
cardíacas reduzidas e mostram-se mais relaxadas e com maior propensão a ter
pensamentos positivos. Estas são características semelhantes às sensações
provocadas por outras técnicas de relaxamento já cientificamente comprovadas
como o mindfulness ou ouvir música.
Como é que pode então as marcas
usar o ASMR?
Neste blog podem encontrar o
artigo de uma colega que fala precisamente de um dos anúncios pioneiros que
utiliza o ASMR. E que apesar da
estranheza, essa ação publicitária foi elogiada em todo o mundo, em que a
garrafa de vidro de uma cerveja converteu-se no adereço perfeito de ASMR. E os
sussurros de Zoe Kravitz ativaram a experiência “sentida” de ser amado. E o
formigueiro na nuca, pode até desencadear um arrepio que nos relembra aquela
sensação agradável e refrescante depois de beber uma cerveja gelada num dia de
calor, e que imediatamente nos pode fazer ter vontade de beber uma Michelob.
Aqui o propósito foi fazer com que o público sentisse algo, mais que não seja colocar os seus sentidos no limite. E desde aí, vídeos semelhantes surgiram. No final deste artigo podem encontrar um endereço como uma extensa lista de exemplos. E onde vemos e ouvimos alimentos crocantes como um Ferrero Rocher a ser mastigado ou outro como o do IKEA que realizou um vídeo de 1 minuto com alguém a tapear ou remexer lençóis, e ainda a Adidas que utiliza a descrição “Alejandra Robledo, criadora de ASMR, mostra a sua interpretação estranha, mas satisfatória, dos elementos que moldam o novo ZX 2K BOOST”.
Este é um método que pode gerar
controvérsia, uma vez que as marcas optaram simplesmente por utilizar
experiências bioquímicas associadas à necessidade universal de nos sentirmos
amados através de vídeos com sons estranhos. Mas, no geral, o ASMR é um
fenómeno crescente no Youtube e TikTok, que tem atraído cada vez mais o
interesse das marcas, ao ponto de podermos
ver um vídeo com uma mulher a comer salsichas cobertas de queijo que teve
800.000 visualizações no espaço de 24 horas. O que pode ser um excelente
exemplo do alcance que a utilização da estratégia de product placement
num vídeo de ASMR pode trazer para a uma marca de enchidos ou queijo, neste
caso.
Como temos vindo a descobrir nas
nossas aulas, o que as marcas pretendem é causar impacto no consumidor, já que entrar
no seu “radar” é cada vez mais difícil. Seja pela estranheza de sons ou pela
sensação causada no cérebro e que alegadamente nos faz sentir amados, esta é só
mais uma das muitas estratégias em crescimento que as marcas têm ao seu alcance
de conquistar a nossa atenção.
P.S: Se não usares fones,
possivelmente o ASMR vai parecer mais assustador do que aquilo que realmente é.
Mas antes de estares tão relaxado e adormecer, não te esqueças de deixar o teu
comentário aqui em baixo. 😏👇
Lista de anúncios que utilizam ASMR: https://asmruniversity.com/art-of-asmr-commercials/
O poder do vídeos de ASMR: https://webmktfep.blogspot.com/2021/03/o-poder-dos-videos-asmr.html
Fontes:https://bettermarketing.pub/is-asmr-a-brands-secret weapon; https://www.impactplus.com/blog/asmrvideomarketing; https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.01.004
Realmente, este é um mundo misterioso ainda para alguns. Com o stress do dia-a-dia, há cada vez mais um aumento de pessoas ansiosas ou agitadas. A criação do ASMR traz realmente uma calma, um pouco esquisita para alguns, vendo vídeos com sons que relaxam. Isto já gerou a atenção de várias empresas e celebridades.
ResponderEliminarUma das primeiras a aproveitar este tipo de visibilidade foi a conhecida W Magazine que pôs celebridades como Margot Robbie, Eva Longoria ou Cardi B a fazerem um video de ASMR para deleite de muitos seguidores (ou não) da conhecida revista.
Com cada vez mais público e apreciação deste tipo de "terapia" digital, será também uma boa oportunidade para empresas apostarem no seu marketing neste tipo de mundo.
A visibilidade que começa a ganhar, há sempre algum tipo de ganho por parte da empresa e ainda por cima, ganha visibilidade de uma forma mais "relaxada". :)
De facto, com a crescente dificuldade das marcas se destacarem e de passarem uma mensagem ao consumidor leva à criação de campanhas publicitárias cada vez mais ousadas, criativas e "fora da caixa". O recurso a ASMR é sem dúvida um exemplo excelente de um método inovador que tem ganho relevância no web marketing, tanto para publicitar marcas, séries ou experiências ao consumidor cada vez mais exigente e mais exposto a estímulos. Apesar de ainda ser pouco compreendido o fenómeno do "poder de um sussurro" e de ainda existir muito por explorar a nível de literatura neste campo do Marketing Sensorial, marcas como Netflix, Adidas, KFC entre outras não perderam a oportunidade de incorporar está "provocação dos sentidos" nas suas campanhas e, aparentemente, com resultados bastante positivos. Excelente escolha Joana!
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