O live streaming commerce é um modelo de negócio no qual retalhistas, influenciadores ou celebridades vendem produtos e serviços por meio de streaming de vídeo online, no qual o apresentador apresenta o produto e responde a perguntas do público em tempo real. Uma sessão deste serviço pode ocorrer num site de e-commerce ou numa plataforma de live streaming, pode ser específico da loja ou da marca, mas também influenciadores podem realizar eventos live streaming de modo a promover produtos/serviços de diferentes fornecedores.
A China foi pioneira do live streaming commerce e, contrariamente ao que acontece em muitos países, este mercado apresenta um enorme peso na economia do país, tendo atingido em 2020, de acordo com dados lançados pelo Coresight, 150 biliões de dólares e previa atingir em 2021 cerca de 300 biliões de dólares.
O Taobao, uma das maiores empresas de comércio eletrónico da China e que pertence ao grupo Alibaba, foi pioneiro no negócio do live streaming commerce ao incorporar em maio de 2016, um serviço de transmissão ao vivo na sua plataforma, denominado Tabao Live. No Taobao Live é possível visualizar diferentes conteúdos, de diferentes indústrias, dos quais é possível destacar:
Lançamento de novos produtos tecnológicos
Tutoriais de culinária em direto das cozinhas de restaurantes
De
modo a superar as restrições impostas pela pandemia Covid-19, muitos
restaurantes, como o Meizhou Dongpo, começaram a transmitir ao vivo como cozinhar
iguarias. Esta ação permitiu que a marca partilhasse o seu trabalho com os
consumidores ao mesmo tempo que recebia feedback acerca dos seus pratos.
Retalhistas que promovem seus móveis, roupas, cosméticos
Agricultores rurais que promovem as suas frutas e vegetais
Revendedores de automóveis que exibem o interior de carros de luxo
O Taobao Live, tornou-se uma ferramenta indispensável para as marcas impulsionarem as suas vendas online e nesta linha viu o seu crescimento impulsionado pelas restrições associadas à pandemia covid-19. De acordo com o Alibaba, no ano de 2020, o número de transmissões ao vivo no Taobao Live aumentou 661%, o valor bruto de mercadoria ultrapassou aproximadamente os 53 biliões de euros, e o número de utilizadores fiéis (que assistiam a live streaming seis vezes por dia, e que realizavam em média mais de 10 pedidos por mês) aumentou cerca de 150%. No mesmo ano, a marca, para não ter de depender de influenciadores para vender itens, começou a treinar funcionários de vendas para serem live streamers, e neste ano as transmissões ao vivo da marca representaram 55%, em oposição às transmissões ao vivo realizadas por influenciadores.
Existem algumas características que permitem explicar o sucesso do Taobao Live, nomeadamente
1º: o seu conteúdo ser mediado por uma equipa de IT e centrado no estilo de vida. Ou seja, celebridades da internet trabalham no Taobao Live como influenciadores, onde transmitem programas ao vivo as quais são previamente treinadas quer para o produto, quer para técnicas de marketing. Estas celebridades auxiliam os consumidores na tomada de decisões de compra, e o facto de estas serem reconhecidas por muitos fãs, que identificam semelhanças de valores e preferências de consumo com os mesmos, faz com que a incerteza, associada quer ao produto quer ao vendedor, seja reduzida e a intenção de compra aumente.
2º: possibilidade que os consumidores têm de questionarem e adquirem informações em tempo real acerca do produto. No live streaming, existe uma caixa de diálogo que permite que um consumidor online digite uma mensagem, que é posteriormente exibida na tela de comentários pública, e que pode ser vista tanto pela celebridade e/ou streamer, quer por todos os consumidores online. Posteriormente, o streamer responde à pergunta em direto esclarecendo todas as questões levantadas pelos consumidores. Em paralelo, outros consumidores online que estão a assistir à live também obtêm as informações e selecionam o que é útil para eles contribuindo para uma tomada de decisão de compra mais rápida. Para além disso, o facto dos streamers testarem em direto o produto, permite que os consumidores avaliem melhor se o produto/serviço é adequado para eles.
3º: Os streamers testam em direto o produto, o que permite que os consumidores avaliem melhor se o produto/serviço é adequado para eles.
O Live Streaming Commerce veio alterar a experiência de compra dos consumidores, realçando o "power to tou" dos consumidores, sendo simultaneamente uma ferramenta impulsionadora de vendas. Mas, apesar de todo o sucesso e crescimento na China, este serviço ainda se encontra embrionário em mercados como o europeu, e também apresenta riscos associados. Assim, qual é a vossa opinião acerca das seguintes questões:
- Existem mais razões que expliquem o sucesso deste serviço? Quais?
- Como será o futuro do live streaming commerce na Europa? Vai ter um crescimento exponencial como na China?
- Quais são os riscos associados a este tipo de serviço?
- Será o live streaming commerce apenas uma ferramenta de vendas ou pode ser também um canal de marketing e publicidade?
Curiosamente li uma notícia hoje (deixo o link no final do comentário) e lembrei-me logo deste teu post.
ResponderEliminarNa notícia podemos ler que Xin Youzhi - fundador do grupo chinês "Xinxuan" uma das empresas líderes de transmissão de 'e-commerce' ao vivo na China - afirmou que Portugal poderá tornar-se um 'hub' europeu" para o 'live commerce'.
Xin Youzhi refere que "as empresas de comércio eletrónico portuguesas precisam de perceber com mente aberta as mudanças que estão a moldar a indústria e que ativamente promovem o crescimento desta nova forma de vendas e marketing online".
Por último, e a título de curiosidade, podemos ler também na notícia que durante o Double Eleven (dia dos solteiros), que é considerado o maior dia de compras na China, "uma noite de vendas" na plataforma do grupo Xinxuan de transmissão ao vivo "pode ser equivalente a um ano de vendas no maior centro comercial".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/portugal-pode-tornar-se-um-hub-europeu-no-live-streaming-commerce