sexta-feira, 29 de abril de 2022

Zara abre a sua maior loja do mundo com o objetivo de colmatar a distância entre o online e o offline

Abriu no início deste mês de abril, em Madrid, a maior e mais moderna loja Zara do mundo. O novo espaço possui nove mil metros quadrados e está instalado no Edifício España, no coração da capital espanhola. A Zara vai testar novas funcionalidades neste local, sendo o principal objetivo colmatar, o mais possível, o fosso entre o online e o offline.

Todo o espaço está equipado com tecnologia de ponta e insere-se na estratégia da Inditex de ter lojas maiores e com melhores equipamentos tecnológicos. Entre as principais novidades desta loja estão a espaçosa área de self-checkout e o serviço Pay&Go, para compras sem dinheiro, onde os clientes podem pagar por telemóvel a partir de qualquer lugar da loja, através da digitalização dos códigos QR das peças de roupa. 

A nova aplicação da marca também permite que os consumidores reservem um provador ou um produto com antecedência e as devoluções são agora possíveis de efetuar sem ter de esperar por um membro do staff. Para além disto, ao entrar na loja, os visitantes podem ver um mapa detalhado do espaço no seu smartphone e, se estiverem à procura de uma peça de roupa em particular, o mapa mostra onde está localizada na loja. 


Esta loja Zara apresenta novas secções, incluindo um corner de beleza, uma secção desportiva e, pela primeira vez numa loja física, uma secção de lingerie, que até agora apenas estava disponível online. Esta forte ligação ao digital é refletida no layout da loja, em que quase metade de toda a área de superfície não é espaço comercial, mas sim ocupada por um grande armazém que é usado tanto para a loja física como para o e-commerce

A loja está dividida em quatro pisos, onde estarão as diferentes secções da marca. Na cave fica a secção infantil e um armazém para reabastecimento. A secção feminina fica no primeiro e segundo pisos, onde também se encontram a Zara Beauty e a área online, com um silo robótico que consegue entregar até 1500 pedidos. A secção de homem ocupa o terceiro andar, juntamente com a Zara Home, que tem um novo conceito. 

Tal como temos vindo a estudar nas aulas, as marcas tendem a apostar cada vez mais nesta estratégia de omnicanal (ou omnichannel), com uma ligação mais forte entre o online e o offline, tendo em vista a melhoria da experiência do consumidor. 


Fontes:

https://grandeconsumo-com.cdn.ampproject.org/c/s/grandeconsumo.com/zara-abre-a-sua-maior-e-mais-moderna-loja-do-mundo/amp/

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ja-abriu-a-maior-zara-do-mundo-14753993.html


1 comentário:

  1. Olá Ana! Esta nova loja da Zara segue o novo modelo de distribuição discutido nas aulas, onde há uma integração cada vez maior entre o online e o offline. Achei especialmente interessante o facto de quase metade de toda a área de superfície não ser espaço comercial, mas sim um grande armazém usado para a loja física e encomendas online. No retalho alimentar, muitas cadeias de supermercados (a Tesco, a Sainsbury e mesmo o Continente) recorrem às chamadas darkstores (lojas-armazém que cresceram durante a pandemia como apoio às compras online). Parecem lojas "normais", com layout semelhante mas com luminosidade menos intensa - e, claro, não recebem clientes, apenas funcionários. Servem para agilizar a expedição e distribuição de compras online, permitindo às empresas ganhos de eficiência e redução de custos, além de evitar que os funcionários tenham que circular entre os clientes para fazer a recolha dos pedidos. Também a Glovo ou a Uber Eats estão a apostar neste formato. O objetivo é conseguir entregas super rápidas, quase gratificação instantânea, que será também o da Zara. Fazer compras seja em que canal for nunca mais será igual ao que era!

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