As tecnologias imersivas, como a realidade aumentada e virtual estão na ordem do dia. O nosso blog não é exceção e por isso uma parte das publicações incidem nesta temática.
Conduzido pela Accenture, o estudo “Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business”, envolveu 11 mil consumidores de 16 países e obteve resultados interessantes.
Algumas das principais conclusões:
- 64% dos consumidores já compraram um bem virtual ou participaram numa experiência ou serviço virtual (dados referentes ao ano passado);
- 83% dos inquiridos revelam interesse em realizar compras através do metaverso;
- 42% dos consumidores revelam já ter visitado um retalhista no mundo virtual para obter aconselhamento, realizar pagamentos ou conhecer uma gama de produtos enquanto compra um bem físico. Nos Millennials, este número sobe para 51%;
- 55% dos inquiridos concorda que são vários os aspetos da sua vida que estão a mudar-se para espaços digitais, inclusive meios de subsistência;
- 72% dos executivos globais admitem que o metaverso terá um impacto positivo para as organizações. 45% vão mais longe e acreditam que este impacto poderá ser mesmo revolucionário.
De acordo com Jill Standish, diretora geral sénior e responsável global da área de retalho da Accenture, para além de novas oportunidades de venda, o metaverso permite a construção de relações entre marcas e consumidores, através de experiências que vão para além da compra de um produto.
"Os retalhistas têm a possibilidade de criar uma experiência personalizada, oferecendo um evento de compras, onde os clientes podem sentar-se ao lado de um embaixador da marca e, imediatamente depois, entrar num camarim virtual para experimentar algo, adicioná-lo ao carrinho e fazer o checkout.”
As aplicações comerciais do metaverso ainda estão numa fase embrionária, mas espera-se que se desenvolvam rapidamente. As marcas devem ir ao encontro das necessidades dos consumidores e aumentar o investimento em novas experiências que procurem interligar o mundo físico e o virtual.
Encontramo-nos no metaverso? 👀
Fontes:
https://www.accenture.com/us-en/insights/technology/technology-trends-2022?c=acn_glb_technologyvisiomediarelations_12867298&n=mrl_0322
https://ecommercenews.pt/estudo-revela-que-83-dos-consumidores-mostraram-interesse-em-fazer-compras-atraves-do-metaverso/
Olá Maria Inês! De facto o metaverso proporciona muito mais do que uma mera compra de produtos. Os indivíduos que pertencem à Geração Net dão grande valor às experiências que as marcas lhes podem proporcionar, pelo que metaverso é ideal para satisfazer as suas necessidades. Pretendem viver o momento agora, sendo que a realidade aumentada é uma das tecnologias que permite isso.
ResponderEliminarOlá Maria Inês! Obrigada pela partilha! Realmente o metaverso é um mundo novo que muito ainda temos por descobrir e que as marcas ainda têm muito por onde explorar. Deixo aqui um artigo que saiu esta semana sobre a chegada do metaverso ao setor das viagens em Portugal: https://www.ambitur.pt/consolidador-com-abre-espaco-no-metaverso/
ResponderEliminarÉ mesmo interessante o facto de o metaverso se estar a expandir pelos vários setores de atividade. Confesso que estou muito curiosa pelo futuro e de que forma é que o metaverso vai mudar o nosso dia-a-dia :)
Olá Inês! De facto, aqui não é só o produto que está em causa, mas sim a experiência e a relação marca-consumidor.
ResponderEliminarSendo que as aplicações comerciais do metaverso ainda estão numa fase embrionária, penso que será bom o consumidor se ir "habituando à ideia", dado que, como tu referes e bem, será uma evolução rápida! Desta forma, creio que todos nós poderemos ver-nos sim, no Metaverso! :) daqui a bem pouco tempo!