quinta-feira, 12 de maio de 2022

Coca-Cola lança linha "Coca-Cola Zero Sugar Byte"

 A centenária marca de refrigerantes Coca-Cola, através da página da sua divisão criativa e inovadora, Coca-Cola Creations, anunciou no passado mês de abril de 2022 o lançamento mundial de uma nova linha de refrigerantes inspirada no "novo mundo virtual" e que comemora, segundo a própria, "o primeiro sabor Coca-Cola nascido no Metaverso".

Inspirada no slogan - "Taste the Pixels" - a multinacional americana procurar adaptar-se ao público mais jovem e captar a atenção dos seus fãs mais tradicionais para uma experiência que procurar unir o mundo físico e virtual.

Segundo fonte oficial da marca, esta campanha "dará vida ao sabor dos pixels em uma bebida de edição limitada e que transcende os mundos digital e físico", sendo que o seu "sabor e frescura são um companheiro de jogo perfeito".

O design das latas apresenta uma estética completamente gaming e arrojada, de cores vivas, fortes, metálicas e com sinaléticas muito "pixelizadas", remetendo, sem medos, para uma emersão virtual.

Complementarmente, a empresa explicou que é possível "escanear" cada uma das latas através de um dispositivo móvel e em simultâneo com o site oficial da Coca-Cola Creations para assim aceder a um jogo gratuito e exclusivo desta campanha que retrata a história do Byte - "um pixel esquecido para trás quando a marca entrou no Metaverso" -, como também desbloquear experiências em realidade aumentada e também aceder à "ilha Pixel Point" do universo do jogo Fortnite. É ainda possível usufruir de 4 minijogos que desafiam o utilizador a experiências sensoriais divertidas.


Lembrar que a Coca-Cola Zero Sugar Byte foi inicialmente lançada em algumas plataformas diretamente relacionadas com o conceito de Metaverso, mas a popularidade e impacto da campanha e vontade dos fãs convenceu a marca a lançar esta famosa bebida em formato físico, sendo também possível adquirir vários artigos de merchandising associados a esta iniciativa.


Trata-se, pois, de uma das maiores campanhas desenvolvidas por marcas globais e que pretende alargar o seu espectro comercial para uma realidade virtual cada vez mais presente na sociedade contemporânea e que socorre-se de várias estratégias diretamente relacionadas ao Web Marketing e Comércio Eletrónico.

O que acham desta tendência de grandes marcas investirem fortemente no Metaverso? É um caminho sem retorno? É legítimo dizer que se tornou uma vantagem relativa face aos concorrentes? As campanhas que criam realidades paralelas entre o digital e o físico são apelativas? Quais produtos ou marcas gostavas de ver no Metaverso?

Partilhem a vossa opinião.

Fontes:

https://us.coca-cola.com/products/coke-creations/zero-sugar-byte

https://www.coca-cola.com/creations/events/byte

https://us.coca-cola.com/store/apparel/collections/coca-cola-creations-x-byte

https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/04/como-a-coca-cola-criou-a-primeira-bebida-do-metaverso-no-fortnite/

https://br.financas.yahoo.com/noticias/coca-cola-lanca-sabor-inusitado-inspirado-no-metaverso-152022895.html

1 comentário:

  1. Olá Luís! Cada vez mais marcas apostam no metaverso, como forma de comunicação e divulgação de novos produtos ou ainda para diminuir a distância com os seus consumidores. Não podemos deixar de notar esta tendência por parte de marcas mais tradicionais e a ânsia de entrarem neste universo. Respondendo a uma das tuas perguntas, acho que a coca-cola tira sem dúvida aqui alguma vantagem. Uma vez que encontrou uma forma de apelar de forma bastante direta aos gamers ("sabor e frescura são um companheiro de jogo perfeito") e ao público mais jovem, e assim atrair mais consumidores assíduos. Já que a tendência atual é de produtos mais saudáveis, e célebres comentários como o do Cristiano Ronaldo não devem ajudar na altura das vendas... Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar